“Só posso, em meu nome e em nome da Direcção, desejar as maiores felicidades futuras e que continuem como até aqui a dar-nos muitas alegrias.” São palavras de Maurício de Carvalho, presidente do Clube PT-Coimbra, em entrevista concedida ao blogue ao longo da qual abordou diversos assuntos relacionados com a vida do clube, particularmente da Secção de Basquetebol. A “questão” do pavilhão não foi esquecida, vincando o dirigente a urgência de ser encontrada uma solução alternativa às actuais instalações. “Como é neste espaço desenvolvida uma actividade meritória e relevante para a Cidade, traduzida num serviço à comunidade e aos jovens da nossa Urbe, a CMC terá também, no meu ponto de vista, uma palavra de especial importância a dizer”, afirmou.
O Clube PT dedica-se a várias modalidades. Fale um pouco de toda a actividade do Clube. O Clube PT-Coimbra tem centrado, ao longo dos já 10 anos de existência, as suas actividades no plano Desportivo, Cultural e de Formação, promovendo actividades e eventos de carácter cultural, de lazer e desportivo para os seus associados. Para além dessa vertente, existem actualmente e têm sido desenvolvidos protocolos com várias outras entidades da Cidade e da região na área da formação, mantendo a disponibilidade para potenciar novas parcerias, que permitam um melhor aproveitamento das sinergias desportivas locais e visem uma maior formação desportiva aos praticantes. Actualmente o número de sócios inscritos nesta Secção Local é de 948, sendo 707 Efectivos e Beneficiários, 54 Auxiliares e de 187 Praticantes. Na modalidade com maior número de praticantes (Basquetebol), estão presentes os escalões de Minis, Iniciados, Cadetes e Juniores, nas vertentes Masculinos e Femininos, sendo a Formação Desportiva assegurada por um corpo de técnicos habilitados pelas respectivas Federações. Na vertente interna, continuar e desenvolver a promoção de realizações culturais e desportivas, de forma a proporcionar aos associados o seu bem-estar e aproveitamento dos tempos livres.
Como enquadra a actividade que é desenvolvida pelo Clube PT no panorama desportivo da cidade?
Tendo adoptado logo desde o início da actividade uma política de “abertura de portas” à cidade e à região, o Clube PT-Coimbra tem fomentando e promovido actividades desportivas nos escalões de formação (Basquete, designadamente) com especial incidência nas camadas jovens oriundas da cidade e do Concelho. Nesse sentido pretendemos, na vertente externa, dar continuidade ao desenvolvimento desportivo e social dos seus atletas proporcionando-lhes a possibilidade da prática desportiva, com especial destaque para a modalidade de Basquetebol, nas camadas jovens com formação adequada, sabendo que, tendo em conta o elevado potencial do respectivo departamento técnico, esta área poderia abranger um número ainda mais elevado de praticantes, se as disponibilidades e as condições do espaço desportivo o permitissem.
De todas as modalidades do Clube, o basquetebol é a que mais cresceu. Como vê a actividade que tem vindo a ser desenvolvida pela Secção de Basquetebol?
A escola de basquetebol, em funcionamento há mais de 10 anos, conta com mais de 160 jovens praticantes, inscritos na Associação de Basquetebol de Coimbra, participando nos respectivos campeonatos. A actividade e os sucessos desportivos que têm sido alcançados pelos atletas da Secção de Basquetebol são obviamente muito apreciados e aplaudidos, uma vez que servem para levar longe a notoriedade do nome do Clube. Da parte da Direcção, como aliás é nossa obrigação, temos apoiado com todos os meios ao nosso alcance para atingir os objectivos que a Secção se propõe. Devo referir, a propósito, que esta aposta de apoio e desenvolvimento da modalidade já não é de agora: desde sempre houve uma aposta clara dos dirigentes do Clube no apoio ao Basquete. Relembro que há cerca de 8 anos foram feitos avultados investimentos para dotar a modalidade de condições que permitissem o desenvolvimento da actividade (piso especialmente preparado para o basquetebol, remodelação da cobertura, equipamentos desportivos, etc…).
O gradual crescimento e os bons resultados obtidos fazem pensar no passo natural que será a criação de equipas seniores de basquetebol. A Direcção do clube vê esse caminho com bons olhos?
Creio que essa era uma meta que também a Direcção gostaria muito que fosse alcançada. No entanto, numa perspectiva muito pragmática, sabemos por experiência própria o que está subjacente à criação de um escalão sénior e que tipo de implicações isso acarretaria, a vários níveis. Teríamos portanto de enquadrar esse desiderato como um Projecto que deve, para poder ser duradouro, ter “pernas para andar”… e isso traduz-se basicamente na existência de recursos: humanos e financeiros. Se quanto aos primeiros, julgo não existirem dificuldades, mercê por um lado da credibilidade e confiança que os actuais dirigentes da Secção souberam construir e por outro do excelente lote de técnicos e treinadores que estão ao serviço do Clube, já relativamente à componente financeira o cenário é outro, uma vez que o Clube PT não é excepção no panorama desportivo local e regional: faltando empresários apostados em apoiar o desporto, os patrocínios de ano para ano são mais difíceis de obter e os que se vão mantendo são manifestamente insuficientes para levar por diante um Projecto dessa dimensão.
A associação à marca PT faz pairar um pouco a ideia de que o Clube PT é um clube rico e que "tem tudo". Isso tem obstado à angariação de apoios?
É um facto que essa “ideia” ainda é uma “tendência”, embora a realidade seja bem diferente. Efectivamente a PT tem apoiado e continua a apoiar o Clube mas esse contributo tem sido basicamente endereçado para a disponibilização das infra-estruturas desportivas e transportes. Em face das preocupações de redução de custos, a aposta estratégica da Empresa passa cada vez mais pelo apoio selectivo a actividades e projectos maioritariamente participados por trabalhadores do Grupo PT.
É sabido que a própria autarquia não tem dado ao Clube os apoios que a actividade que desenvolve justificariam, embora nos últimos tempos esse reconhecimento tenha vindo a ser maior. Como estão as coisas neste momento? O Clube PT conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra?
Efectivamente, é um facto que os apoios recebidos pelo Clube PT por parte da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) ao longo dos anteriores mandatos têm sido nulos. Aparentemente estaremos perante um paradoxo, uma vez que toda a actividade de formação é feita de “portas abertas à Cidade”, o que tem contribuído para preencher lacunas graves que Coimbra apresenta nesta área, com impacto directo em escalões etários tão sensíveis. Acresce ainda a função social dos protocolos existentes, os quais permitem a algumas centenas de alunos de algumas Escolas da zona desenvolver as suas actividades físicas. Recentemente e respondendo ao nosso pedido, fomos recebidos em reunião pelo Sr. Vereador Luís Providencia, responsável pelo pelouro do desporto, o qual se mostrou muito sensível à realidade actual, o que nos faz pensar que finalmente iremos ter por parte da CMC o devido reconhecimento pela actividade que desenvolvemos em prol da juventude e do desporto de formação na nossa cidade.
Volta e meia chegam ecos de que o Clube PT pode ficar sem o actual pavilhão, que funciona como "oficina" de várias modalidades do clube, nomeadamente do basquetebol. Sobre este assunto, o que pode dizer em concreto à Família PT?
O Pavilhão é efectivamente uma infra-estrutura essencial para a actividade, sendo que a sua continuidade é efectivamente precária. Nesse sentido, o seu futuro dependerá das decisões que a PT possa vir a tomar sobre o espaço onde o mesmo se encontra, surgindo ocasionalmente rumores que identificam a pretensão de alterar o uso e a finalidade, quer do pavilhão, quer dos terrenos envolventes. De qualquer modo, pelas razões que foram apresentadas, creio que urge que seja equacionada uma solução alternativa que possa deslocalizar o espaço mas mantenha e possibilite a actividade que actualmente lá se desenvolve. Reforço só que essa preocupação não deve ser colocada somente nos ombros dos responsáveis pelo Clube. Como é neste espaço desenvolvida uma actividade meritória e relevante para a Cidade, traduzida num serviço à comunidade e aos jovens da nossa Urbe, a CMC terá também, no meu ponto de vista, uma palavra de especial importância a dizer.
Mensagem que gostaria de deixar para os visitantes do blogue, nomeadamente para a Família PT mais ligada ao Basquetebol?
A actividade e os sucessos que a modalidade Basquetebol do Clube PT tem alcançado nas várias frentes, e aos vários níveis de competitividade têm sido apreciados e têm tido a maior visibilidade a nível nacional. Esse facto enche-nos de orgulho e faz-nos crer que estamos no bom caminho. Só posso, em meu nome e em nome da Direcção, desejar as maiores felicidades futuras e que continuem como até aqui a dar-nos muitas alegrias. Não gostaria de terminar sem deixar igualmente uma palavra de apreço e agradecimento por tudo o que o vosso/nosso Blogue tem feito pelo Basquete da nossa Cidade e pelo apoio que tem dado na divulgação da actividade e dos sucessos do Basquete do Clube PT. Bem-haja e muito obrigado.
4 comentários:
MUito bem
Não fiquei nada surpreendido pelo conteúdo da entrevista do Clube PT Coimbra.
Vem no seguimento da linha de uma pessoa de quem todos nós acabámos de compreender e aceitar como mais um AMIGO e Conhecedor do projecto Basquete PT, assumindo sempre o papel principal de integro defensor de toda a realidade do CLUBE PT Coimbra.
Aqui, públicamente á sua pessoa e a toda a direcção do Clube, transmito os nossos AGRADECIMENTOS pela colaboração que nos têm prestado ao longo de todos estes anos, particularmente nos três últimos anos.
O responsável da secção de Basquete
Moura Távora
afinal á equipa senior ou nao?
A pressa sempre foi má companheira.
O dossier sénior será por primeiro discutido e reflectido na direcção do basquete PT, depois será transmitido oficialmente aos atletas do clube e só depois, no momento que se considerar o melhor o transmitiremos públicamente.
Não pressionem, que assim não vão lá.
Moura Távora
Enviar um comentário