.

domingo, junho 20, 2010

TESTEMUNHO DOS TREINADORES

Vimos por este meio, demonstrar toda a nossa indignação com as noticias que têm vindo a público no sentido da alienação do pavilhão do Clube PT e da extinção do basquetebol. Não estando em causa o negócio propriamente dito, o que nos sobressalta é o facto de mais de 150 atletas, divididos pelos vários escalões de formação, feminino e masculino, estarem perante a possibilidade de deixar de praticar o seu desporto favorito.
Não esquecendo nunca, que muitos deles fazem parte do projecto há vários anos, tendo representado o Clube, a cidade e alguns deles a Selecção Nacional com orgulho, dedicação e devoção. Este trabalho que está a ser desenvolvido há 15 anos, constitui do ponto de vista social, educativo e desportivo uma mais valia para os jovens e para a própria cidade. Não havendo uma política desportiva escolar, adequada às exigências dos tempo de hoje, cabe aos clubes e instituições similares, desenvolver programas desportivos que retirem os jovens de comportamentos desviantes, do sedentarismo da vida moderna e de alguns comportamentos anti-sociais, cabendo aos treinadores, promover e desenvolver as capacidades cognitivas, sócio-afectivas e psicomotoras das crianças. Os pais, com a exigências laborais dos tempos modernos, não têm muitas vezes a disponibilidade necessária e suficiente para desenvolver e maturar este tipo de capacidades, sendo os treinadores nos clubes, e os professores na escola, os grandes aliados na educação das crianças. Só assim, com este tipo de parceria, se consegue que as crianças de hoje, sejam amanhã adultos responsáveis, equilibrados, competitivos e respeitadores.
É por isto, que para nós treinadores da secção de basquetebol do Clube PT temos olhado as notícias recentes como uma situação quase irreversível, “facto consumado”, sem que tenham sido esgotadas todas as possibilidades de viabilidade para que o Clube PT possa continuar com este projecto iniciado há 15 anos e que têm percorrido todo o País, dando à cidade e distrito, visibilidade com a participação das suas equipas nos vários campeonatos distritais, regionais e nacionais.
Gostávamos que as autoridades competentes olhassem para esta problemática como uma perda de todos, nomeadamente da cidade e dos seus munícipes. Tentando por todos os meios, evitar que os mais de 150 jovens sejam despejados na rua, não lhes dando a possibilidade de desenvolver as suas capacidades noutro local, sabendo-se de antemão que outras instituições desportivas da cidade, não têm capacidade de os absorver, bem pelo contrário. É lamentável que uma cidade com tão boa tradição no desporto, em vez de promover a construção de equipamentos desportivos, faça precisamente o contrário, acabe com os poucos que existem.
Vamos todos juntos dar uma resolução válida, objectiva e rápida ao problema. Da nossa parte, treinadores da secção de basquetebol do Clube P.T., a nossa disponibilidade para colaborar é total, esperamos sinceramente, que 15 anos de esforço e dedicação em prol dos jovens, do basquetebol e da cidade, não sejam enterrados sem dó nem piedade.

Com os melhores cumprimentos,

Os Treinadores do Clube PT:
Roque Afonso
Rui Dengucho
Nuno Rebelo
Luís Agostinho
Miguel Cunha
Fernando Lucas
Tiago Ribeiro
Diogo Duarte
Jorge Oliveira

Sem comentários: