.

domingo, setembro 17, 2006

Portugal na fase final do Campeonato da Europa!!!


"A Selecção Nacional garantiu hoje um histórico apuramento para o Campeonato da Europa de Basquetebol, depois de ter vencido Israel por 69-49 em Lordelo, Paredes, beneficiando da derrota da Macedónia na Bósnia-Herzegovina (72-75).
Sendo assim, Portugal conquistou surpreendentemente o 1.º lugar do Grupo B, com quatro vitórias e duas derrotas, prestação que vale a qualificação directa para o Euro'2007, que se disputará em Espanha.
Depois de um arranque de qualificação sensacional, vencendo a Macedónia, em casa, por 18 pontos, e triunfando, como visitante, perante Bósnia e Israel, Portugal perdeu na Macedónia (por inconvenientes 20 pontos) e na recepção aos bósnios. Tudo ficou por decidir nesta sexta e última ronda.
Portugal precisava de bater uma equipa de Israel já eliminada, mas necessitava também de um "empurrão" da Bósnia. E foi assim que aconteceu, embora durante largos períodos tudo apontasse no sentido contrário: a selecção lusa sentia enormes dificuldades para "encaixar" num opositor tradicionalmente inacessível e a Macedónia apresentava 10 pontos de vantagem na Bósnia.
Na segunda parte, defendendo de forma sublime, controlando melhor a posse de bola, seleccionando com precisão os lançamentos e contando com a inspiração individual de Elvis Évora (exibição notável, com 27 pontos - 13/13 em "tiros" de campo - 9 ressaltos, 5 bolas recuperadas e 2 desarmes), Portugal arrancou para um triunfo inquestionável, conforme se comprova pelo "score" (69-49).
Da Bósnia, entretanto, chegava a notícia tão desejada. Os locais, com uma ponta final incrível (perdiam por 7 pontos a pouco mais de 6 minutos do termo), viravam o "placard" e colocavam Portugal na fase final. Um feito histórico."

in Record

Sem comentários: