.

sexta-feira, dezembro 08, 2006

A importância do Minibasquetebol

Já há várias semanas que tinha vontade de escrever sobre este tema em particular. O meu texto não se destina a elogiar ou criticar nada nem ninguém. Apenas tenho como objectivo reflectir acerca daquilo que considero os alicerces de uma equipa de basquetebol.

Qualquer boa equipa de formação nasce de um bom grupo de jogadores vindos do minibasquete. Poderão existir pontualmente algumas novas entradas de jogadores com potencial, mas qualquer equipa deve formar-se desde tenra idade. É aos 7, 8, 9 anos que se deve despertar nas crianças o gosto pela modalidade e a identificação com o clube.

Se há um grupo de jogadores que frequentam o minibasquete com alegria e aprendem "a ser do clube" então está feito mais de metade do caminho para ter boas equipas de Iniciados, Cadetes,...

Mais ainda, quando todos os anos existe um bom grupo de jogadores a chegar a Iniciados poupam-se imensas preocupações na constituição das equipas a partir desse ponto e durante vários anos! O trabalho fica feito (e bem) para muito tempo...

Tenho para mim, como forte convicção, que não há trabalho mais importante num clube que o efectuado no minibasquete.

5 comentários:

JN disse...

Não posso estar mais de acordo

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo contigo Tiago, daí a importância e a preocupação que colocamos e temos que continuar a ter com os atletas que andam no clube desde os 6/7/8 anos.
São eles o suporte das nossas equipas dos escalões seguintes.
Vamos continuar a trabalhar muito e bem.
José Pedro

Anónimo disse...

Parabéns Tiago por um artigo tão completo assim!A base é fundamental em tudo.

F disse...

Caro Tiago

Hesitei e muito em escrever estas linhas..nao porque o racional nao tenha fundamento mas porque me parece que algo que deveria estar escrito apenas esta escrito para quem quiser ler o que nao esta escrito

Seria a soluçao mais facil estar de acordo..mas aprendi ja à bastante tempo que para ter boas equipes é necessario ter bons atletas..que para ter bons atletas é necessario ter bons treinadores..para que existam bons treinadores é necessario existirem fantasticos dirigentes..e para ter excepcionais dirigentes é necessario ter uma massa associativa / simpatizante exigente,critica, adepta da excelencia...
Sei que cada um de nos que esta envolvido neste processo nao deverá ter um pensamento muito diferente deste..e assim sendo...onde estamos a falhar?

Para meditar e eventualmente re eleborar procedimentos na cadeia de valor..

Abraço

F

Anónimo disse...

Infelizmente não necessitamos somente de exelentes treinadores, concordo com tudo que o amigo disse, porém, temos que lembrar que a genética e a iniciação esportiva também são fatores muito importantes para este esporte. Em algumas partes do Brasil, a iniciação esportiva é muito globalizada o que na minha opinião gera atletas deficientes em alguns fundamentos, é melhor não aprender nada do que aprender errado.
A partir do momento em que se aprende algo, para concertá-lo é mais complexo e lá na frente já se perde muito deste atleta. Então, um dos pontos que nós professores deveríamos melhorar, é sem dúvida na iniciação desse atleta e na ajuda em descobrir junto com cada indivíduo, com suas características e suas habilidades seus respectivos lugares na vida esportiva.