Papa que estas a Fazer?
Não sei como dizer-to. Seguramente crês que o fazes para meu bem, mas não posso deixar de me sentir mal, incomodado. Deste-me uma bola quando eu ainda começava a dar os primeiros passos. Gosto de treinar durante a semana, divertir-me com os meus companheiros e jogar ao fim de semana, como fazem as grandes equipas. Mas quando vais ver os jogos…não sei. Já não és o mesmo que antes. Agora não me dás uma palmada quando acabam os jogos, e não evitas mandar-me umas bocas. Vais ao campo pensando que todos são inimigos. Insultas os árbitros, os treinadores, os jogadores, os outros pais… Porque terás mudado?
Creio que sofres e eu não o entendo. Repetes-me que sou o maior, que os outros não valem nada, que quem diga o contário, não sabe o que está a dizer, que só vale ganhar. O treinador, de quem dizes ser um incompetente, é meu amigo e ensina-me a jogar divertindo-me. O meu colega que outro dia jogou no meu lugar…Recordas-te? Sim pai aquele que estiveste todo o tempo a criticar porque “não serve nem para levar o saco das bolas”, como tu dizes. Ele anda na mesma escola que eu e é até da minha turma. Quando o vi, na escola na segunda feira seguinte, senti-me muito envergonhado. Não quero decepcionar-te. Às vezes penso que não tenho suficiente qualidade, que não chegarei a ser profissional a ganhar milhões, como tu queres. Abafas-me. Até já cheguei a pensar em deixar de jogar, mas eu gosto tanto…
Papá, por favor, não me obrigues a dizer-te que não quero que venhas ver-me jogar.
7 comentários:
mt bem! isto e retirado de algum sitio?
Porque será que isto acontece tantas vezes?..Porque será que em alguns casos o crescimento das crinaças é inversamente proporcional ao do Pais?..Porque será que as crinaças nao têm direito a serem crinças..durante mais alguns anos? Porque será que alguns Pais...nao querem brincar ás crianças enquanto elas ainda nao sao adultas ?
Tantos porques..e tantas crianças que ja nao têm Pais crianças..
F
Parabéns por este texto. Muito pedagógico e oportuno.
CG
ddddd
Um texto muito bonito. Parabéns.
Que seja motivo de reflexão.
Os pais deverão receber mais informação sobre a postura e espaço para as suas intervenções.
Todos os intervenientes responsaveis - pais, treinadores, directores, seccionistas - deverão tentar ser um exemplo, e ser exigentes consigo próprios de forma a melhorarem o seu desempenho.
Não me interessa quem escreveu, muito menos e foi tirado de algum outro jornal ou revista. O que me interessa é a verdade que do artigo se extrai.
QUE SIRVA DE EXEMPLO A ALGUNS PROFETAS DO NOSSO BASQUETE, PARA QUEM OS SEUS FILHOS SÃO UNICOS, esquecendo-se por vezes de que outro mais atletas existem.
Parabéns
Moura Távora
As verdades têm origem na própria vida, não têm nem pagam direitos de autor.
É por isso que se torna irrelevante saber se artigos como este, ou outros que tais, são originais ou extraídos de onde quer que seja.
O importante é serem lidos e provocarem reflexão e também alguma discussão.
Só incomodam quem eventualmente tenha comportamentos desasjustados como estes que aqui são descritos.
É realmente um texto muito bonito e com um alcance profundo.
Parabéns Pedro, às vezes "custa-nos" ler coisas destas e a ti eu sei que te deve ter sido difícil escrevê-lo aqui.
És um "puto-Homem" de coragem e que eu aprendi a admirar, sem mais...
José Pedro
Enviar um comentário