.

quinta-feira, dezembro 21, 2006

SELECÇÕES DISTRITAIS – ESTÁGIOS DE NATAL

As selecções distritais de sub-14 e sub-16 femininos e masculinos estão esta semana a realizar estágios no âmbito do Centro de Aperfeiçoamento Técnico Distrital. Estas acções decorrem na Figueira da Foz, em Coimbra e em Penacova, e integram 16 jogadores de cada um dos escalões. Pretende-se iniciar o processo de integração dos jovens mais aptos ou com maior potencial, nas equipas que no final da época irão participar na competição nacional inter-selecções distritais, sem contudo abdicar dos princípios inerentes à formação de jogadores: valorizar a iniciativa individual e a criatividade e promover o entrosamento inteligente entre os vários elementos da equipa, através de um sistema de jogo baseado em conceitos que estimula a tomada de decisão.

Este momento de preparação termina, no caso dos sub-16, no próximo dia 22 de Dezembro, com um torneio quadrangular com as selecções distritais do Porto e de Viana do Castelo e as equipas de juniores do Sporting Figueirense (femininos) e Académica de Coimbra (masculinos).

Sub-16 Cadetes masculinos – Pavilhão Multidesportos de Coimbra

Dia 22 de Dezembro
10.00-11.30h ABCoimbra x AAC(jun B)
11.30-13.00h AB Viana Castelo x A B Porto

15.00-16.00h Torneio de Lançamentos

16.00-17.30h vencidos dos primeiros jogos
17.30-19.00h vencedores dos primeiros jogos

Nota : o torneio de sub-16 femininos, decorre na Figueira da Foz, no Pavilhão Liceu Joaquim de Carvalho, com o mesmo horários de jogos e com a equipa de juniores B do Sporting Figueirense em lugar da da AAC.

fonte : ABC

4 comentários:

Miguel Cunha disse...

Venho de ver agora o jogo de cadetes masculinos entre Coimbra e Viana do Castelo e não gostei do que vi. Viana que levaria facilmente 20 30 pontos de diferença ganhou por 10 pontos, isto porque Coimbra joga sem sistema algum ( que parece está na moda, só que onde há competição os resultados veem-se, e seleções é competição), e em vez de ser aproveitado o nucleo da equipa mais forte - que no caso é o Clube PT, apostou-se em grupos que jogam muito pouco quando juntos. Muito mau.
Para quem diz que este é o desnivel entre Coimbra e os restantes distritos, digo veementemente que não. O Clube PT aí estará para o demonstrar no campeonato.
Preparem melhor as equipas da seleção, senão mais valerá os jogadores não irem.

Anónimo disse...

concordaria em absoluto com o miguel, não fizesse ele o paralelo com a equipa de cadetes da pt. não é isso que está em causa. o problema é de fundo, de falta de definição daquilo que se pretende para as selecções distritais e que começa com a escolha dos seleccionadores distritais: porque é que são sistematicamente escolhidos treinadores que não conseguem apresentar resultados nos clubes por onde passam?
mas acho que o miguel fez muito bem em levantar esta questão, que é do basquete distrital no seu todo, portanto de todos: treinadores, dirigentes, etc

JN disse...

Concordo com ambos e ainda afirmo, eu que não percebo nada de basquete, há malta a mais nas estruturas do basquetebol distrital.

Anónimo disse...

O problema dos resultados das selecçoes de Coimbra nao e' de agora. E' algo que se vem arrastando, infelizmente, quer com movimentos ofensivos orientados (Flex, Passing Game, etc), quer com sistemas mais livres.

Ja vi uma selecçao de Coimbra com 4 jogadores que faziam parte regularmente da selecçao nacional de cadetes ficar em 3º de 4 equipas daquela que na altura era a divisao 1 das selecçoes e achar esse resultado francamete negativo.
Agora, uma coisa e' certa, o tempo em que sao preparadas estas selecçoes deixa muito a desejar em relaçao a anos anteriores, nao muito distantes destes.

Lembro que selecçoes como a de Lisboa se encontram 1 vez por semana...