.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Mudanças de velocidade

O basquetebol é um jogo de mudanças de velocidade, e de correcta ocupação dos espaços.

CSKA de Moscovo, uma das equipas mais fortes da Euroliga, liga onde os fundamentos técnicos são muitas vezes mais trabalhados que na própria NBA.
Euroliga - liga que nós portugueses deviamos acompanhar mais vezes, pois tem bastante mais "a ver" connosco que a americana onde as capacidades fisicas são levadas a extremos dificeis de igualar, mas que são ultrapassaveis pelas capacidades de ordem técnica, o que aliás se viu nas ultimas olimpiadas ganha pela Argentina, e no ultimo mundial ganho pela Espanha.
Ter grandes estrelas a fazer incriveis afundanços não tem chegado para os americanos ganharem às novas escolas do basquete moderno, que são a argentina, a grega, a espanhola, a russa, entre outras,( como no passado já foi a escola jugoslava).

9 comentários:

JN disse...

Não poderei estar mais em acordo, apesar de haver muita gente, pseudo-douta, a achar que ver NBA educa.

Anónimo disse...

atenção que o jogo da NBA é baseado em princípios simples... não baralhem tudo...

se levarem sempre os melhores os norte-americanos vencem naturalmente todas as competições...

quanto ao resto do conteúdo do post, 100% de acordo...

Anónimo disse...

Estou de acordo com o post mas acho que a nba é mais excitante de se ver, por isso é que a maior parte da gente nao presta tanta atençao á euroliga.

Anónimo disse...

Sera que os fumdamentos na europa sao mais trabalhados que na NBA?
Os jogadores la sao bem mais rapidos e bem mais fortes fisicamnete.
Não podemos comparar o basket, temos de trabalhar para que o jogo evolua.
E na minha mera opinião o jogo de basket cada vez mais tem mais paragens, o que resulta em muito tempo morto, o que afasta o público dos pavilhões.



PP

Anónimo disse...

O jogo de basquetebol é cada vez mais rápido e baseado em situações de 1x1 ou 2x2 (fruto da alteração da regra do tempo de ataque - de 30 para 24 segundos). Para melhor tirar partido dessas situações, é importante ter fundamentos técnicos, capacidade física (explosão) e boas leituras de jogo.

Eu recuso a ideia do 8 ou 80, ou do preto ou branco. Tal como na vida, no basquetebol deve haver um meio termo e parece-me a mim que a combinação de fundamentos técnicos, capacidade física e boas leituras é o ideal.

Já agora, relembro que desde há uns tempos para cá, algumas equipas da NBA vêm fazer encontros de exibição contra algumas das melhores equipas da Europa, com saldo francamente positivo para as primeiras, embora as diferenças tendam a atenuar-se, também fruto do melhor conhecimento dos treinadores europeus das equipas e jogadores que actuam na NBA (o que, obviamente, não é recíproco. Os treinadores da NBA não vêem a Euroliga).

Anónimo disse...

Euroliga > NBA

Anónimo disse...

Liga UZO > Euroliga > NBA

Anónimo disse...

Distrital de Iniciados de Coimbra > Liga UZO > Euroliga > NBA

Anónimo disse...

eu adoro ver euroliga