.

sábado, fevereiro 24, 2007

Zeca Afonso Homenagens por todo o país no dia dos 20 anos da morte do "poeta de Abril" 

De acordo com uma publicação do http://www.publico.clix.pt o cantor José Afonso foi ontem alvo de diversas homenagens, entre as quais uma realizada pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), no dia em que se assinalam 20 anos sobre a sua morte.

"Tributo a José Afonso" foi o nome de outra homenagem que decorreu no Mercado da Ribeira, também em Lisboa. Os cantores Vitorino, Janita Salomé e José Carvalho participaram num concerto de homenagem a José Afonso no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.

Também em Guimarães, os 20 anos sobre a morte do compositor foram assinalados com uma exposição "O que faz falta" e uma teatralização da vida e obra do músico.

No rol das iniciativas constou ainda uma romagem à campa de José Afonso, em Setúbal.

Quinta-feira, os partidos políticos com assento no Parlamento lembraram o músico Zeca Afonso e aprovaram por unanimidade um voto, que considera que o Parlamento não seria "a casa da democracia" sem o contributo do seu som. No final da leitura do voto pela mesa do Parlamento, os deputados aplaudiram o autor da canção "Grândola, Vila Morena", que foi na madrugada de 25 de Abril de 1974 a senha do Movimento das Forças Armadas (MFA) para o derrube do regime ditatorial.

O cantor José Afonso, o autor de "Grândola, Vila Morena", senha da revolução de 25 de Abril de 1974, que esteve na base da queda da ditadura, morreu no dia 23 de Fevereiro de 1987 com 57 anos. Nascido em Aveiro, a 02 de Agosto de 1929, José Afonso cresceu entre Angola, Moçambique, Belmonte e Coimbra, onde frequentou o Liceu D. João III e a Faculdade de Letras e onde se iniciou também na balada, com o mestre da guitarra Flávio Rodrigues.

Em 1983, foi-lhe diagnosticada a esclerose múltipla, de que viria a falecer, e foi nesse ano que José Afonso realizou os últimos espectáculos ao vivo, nos Coliseus de Lisboa e Porto, sendo então editados "José Afonso Ao Vivo no Coliseu" e "Como Se Fora Seu Filho".

O Cantor morreu mas a sua musica continua Viva!

6 comentários:

Anónimo disse...

Zeca, Sempre!

Anónimo disse...

Merecida homenagem!

JN disse...

Bonito, sim senhora

Anónimo disse...

obrigada! também sou da opinião que há pessoas que não devemos esquecer...
já agora...que partilhamos estes sentidos...qual é a música do Zeca que mais vezes cantam?

JN disse...

Menina dos olhos tristes
O que tanto a faz chorar
o soldadinho não volta
do outro lado do mar

Vamos senhor pensativo
olhe o cachimbo a apagar
o soldadinho não volta
do outro lado do mar
Senhora de olhos cansados
porque a fatiga o tear
o soldadinho não volta
do outro lado do mar

Anda bem triste um amigo
uma carta o fez chorar
o soldadinho não volta
do outro lado do mar

A lua que é viajante
é que nos pode informar
o soldadinho já volta
está mesmo quase a chegar

Maria do Rosário Pinheiro disse...

deixo aqui a minha musica preferida...mas há mais!


http://www.youtube.com/watch?v=2aeK0KXnBVo&mode=related&search