.

quinta-feira, maio 31, 2007

Outros Números.....Outras Consequências!

Assumindo que este espaço deva ser também um local crítico onde o "politicamente correcto" deva também dar lugar à análise, proponho hoje um tema (fruto de reflexão partilhada) sobre algo que tínhamos uma suposição, mas que até ao momento não conseguiamos consolidar através dos números.
Eles chegaram ( os tais números) e demonstraram as nossas preocupações!
Falo do "Ranking" elaborado e divulgado recentemente pelo CDMinibasket cujos critérios ( discutiveis como todos os critérios) tinham sido aprovados por este Comité em conjunto com os Clubes que a este Escalão se dedicam.

Não é importante discutir critérios ( pelo menos aqui ). Eram iguais para todos e portanto as regras eram conhecidas de todos também!

Voltando então aos Números

Servi-me deles recentemente para demonstrar, que o Clube PT tinha sido nos últimos 4 anos ( os dados disponiveis no site da FPB ) o Clube da cidade que mais títulos distritais tinha conseguido, mais vitórias tinha alcançado, mais pontos tinha marcado e menos pontos sofrido no escalão de Iniciados Masculinos ou seja, do ponto de vista DESPORTIVO, o Clube PT claramente dominou este Escalão nas últimas quatro temporadas ( www.fpb.pt )
Correndo o risco de ser excumungado parece-mo no entanto ser correcto, continuar a usar os Números como Factores Críticos assumindo assim, alguma coerência de raciocínio.

Que nos diz então o "Ranking" elaborado pelo CDMN?

Diz-nos que o Clube PT aparece em 4º lugar no Distrito sendo que, no Concelho surge em 3º ou seja, depois de todos os outros Clubes da cidade que a esta vertente do basquetebol também se dedicam.

Não me interessa reflectir sobre as causas deste posicionamento..penso ser mais útil analisar as consequências.

Não me parece ser útil analisar o que foi feito....penso ser mais vantajoso discutir o que fazer para inverter esta situação.

Usando novamente os Números, agora como Factores Chave para a mudança, eles aqui ficam como forma de chamada de atenção a todos aqueles que se interessam pelo desenvolvimento deste Clube como um Todo e não como Regiões Autónomas quase Independentes!

1º Lugar - Clube A ( 591 Pts )
2º Lugar - Clube B ( 516 Pts )
3º Lugar - Clube C ( 343 Pts )
4º Lugar - Clube PT ( 320 Pts )

Termino esta análise, deixando uma reflexão

O que pretende o Clube PT do Minibasket?

Um Fim.....ou Um Princípio ?

Penso ser altura de repensar o Clube...

Como em todas as Instituições Organizadas nem sempre quem Executa tem a capacidade de olhar para o Todo sendo que, esse Todo terá que ser sempre Pensado por quem tem a responsabilidade de Dirigir / Orientar essas mesmas Instituições.

Os restantes actores, Treinadores,Coordenadores,Atletas,etc...) tem sempre um papel Executório ( Operacional ) em função do que foi Pensado por quem tem a funçao de Dirigir.

Sei que é apenas um Conceito, mas que aconteceria se de um momento para o outro o Dirigente fosse Treinador? E se o Atleta fosse Treinador? E o que aconteceria se um Treinador virasse Dirigente ? Provavelmente uma grande confusao..onde ninguem teria razão!

Todos têm o seu papel, todos têm o seu instrumento, e como nas Orquestras todos têm que o interpretar bem...mas como em todas as orquestras..todos têm que interpretar o que o Maestro Lhes pede porque, em última instância, ele ( O Dirigente ) é sempre o primeiro responsavel pelo sucesso ou insucesso do resultado final apresentado.

Abraço

F

Como sempre comentários ao Post devem ser endereçados à Administração do Blog.