Integrado nas COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE MIGUEL TORGA
Ópera BICHUS, pela aRTE à pARTE
Teatro da Cerca de S. Bernardo
8 de Junho
15h00
[acesso gratuito]
Ópera BICHUS, pela aRTE à pARTE
Teatro da Cerca de S. Bernardo
8 de Junho
15h00
[acesso gratuito]
Numa organização do Departamento de Cultura da Autarquia, a Arte à Parte - Associação Cultural de Música e Teatro protagoniza mais uma récita da Ópera Bichus, no dia 8 de Junho, às 15h00, no Teatro da Cerca de S. Bernardo.
A iniciativa tem como eixo estruturante o texto original de uma das obras que mais prestigiou o escritor - "Bichos" - e está integrada nas comemorações do Centenário do Nascimento de Torga que estão a ser promovidas pela Autarquia de Coimbra ao longo do ano em curso.
Com texto de Jorge Vaz Nande e encenação de Helder Wasterlain, a obra "Bichos" foi, no entender de Jorge Nande, desmontada até chegar a um nível e abstracção que permitisse construir um híbrido entre peça de teatro, musical e poema lírico que, acabou por ser designado de "ópera", para facilitar a comunicação.
A peça desenrola-se centrando a narrativa em dois personagens dos contos - Madalena e Jesus - num universo impregnado de ambientes e gestos que, na obra de Miguel Torga, são incontornáveis: a aldeia, a terra, a casa, e o monte, assim como a liberdade, a solidão e a morte.
O espectáculo perspectiva uma leitura transversal dos catorze contos, recolhendo alguns dos seus elementos centrais e colocando-os num contexto dramatúrgico próprio. O tema fundamental é a liberdade, enquanto figura de livre expressão humana e questão também fundamental na vida e obra de Miguel Torga. A Ópera "Bichus" revela-a através do jogo entre solidão e insubordinação, num universo combinado de elementos puramente Torguianos e linguagens contemporâneas.
A ópera, apresentada em III actos, tem em palco Nélia Gonçalves (Mezzo-Soprano), Nuno Mendes (Barítono), Ricardo Pinto (Guitarra Portuguesa e Guitarra Clássica), Pedro Tiago (Violoncelo e Violino), Nuno Oliveira (Percussão), Ana Silva (Harpa) e Mário Silva (Percussão e flauta).
A iniciativa tem carácter gratuito e, além de estar aberta ao público em geral, é especificamente dirigida ao público jovem escolar.
Sem comentários:
Enviar um comentário