.

quinta-feira, junho 21, 2007

Um bom tema de discussão

(click na imagem para aumentar)



O tema é "velho" mas a necessidade é permanente e a preocupação é cada vez maior.

Sem formação as modalidades acabam e, muito provavelmente, muita da dificuldade que o basquetebol atravessa em Coimbra, poderá vir daqui.

O esforço que se faz, que é cada vez maior, começa a ser insuportável para os clubes.

Dá que pensar, aos clubes, e a quem eles substituem.

Há bons exemplos.

Como primeira aproximação porque não copiá-los?

4 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvid que esta é uma temática aliciante e por demais urgente de ser abordada com toda a responsabilidade que se impõe.

Vontade todos dizem ter, por principio ainda vou acreditando, falta é quem decididamente se queira juntar á mesa, liberto de todas e quaisquer pressões clubisticas e outras, conforme e por sugestão do Clube PT já vem sendo solicitado há já 3 anos a esta parte.

Porque, e muito bem, lançam o desafio de quem dá o primeiro passo, o Clube PT desde já se vincula como parte interessada e disponivel para a solução do problema.

Sugere no entanto uma condição, que a ABC ao seu mais alto nivel assente todos os Clube á mesma mesa, promova desde já o diálogo com a edilidade e a DREC, mas com todos em igualdade de situação, e com conhecimento global de todo o processo.

Só assim, na prespectiva do Clube PT poderá ser encontrada a solução que todos dizem desejar.

A PT está disponivel.

O responsável do basquete PT
Moura Távora

F disse...

Lamento....mas o tema não é fracturante e faz me recuar no tempo... no tempo em que o Estado ( por acaso com o mesmo nome do vereador cá do burgo )era dono e senhor de tudo incluindo da forma de pensar de cada um dos que o constituiam.
Aprendi à anos..que quanto menos Estado melhor e sempre que a situação mo permite....fujo dele a sete pés.
Porquê?

Porque o Estado somos todos e como somos todos a pagar o que apenas alguns beneficiam tudo aquilo que pode vir do Estado tem um preço demasiado caro, preço esse que, mais uma vez, vai ter que ser pago por alguem..ou seja, por mim, por ele..por ela e por todos que mesmo não beneficiando da obra obrigatoriamente tiveram que contribuir financeiramente para o seu custo.
Basta analisar por exemplo, as ultimas infra estructuras desportivas da cidade, analisar quem as pagou ( ou pelo menos financiou em parte elevada ) e quem realmente delas beneficia.
Chega de Estado...é necessário dizer não aquilo que é tão tipico nos paises latinos...a subsidio dependencia..estatal!
O Estado que cumpra apenas o seu papel regulamentador e matenha os chamados serviços sociais mínimos, a partir daí e sem batota no jogo....cada um que faça o que tem que fazer para que possa ser melhor do que o que nada fez..para melhorar.

E como dizia alguem do outro lado do Atlântico
" Não perguntes ao Estado o que este pode fazer por ti..mas pergunta a Ti..o que podes fazer pelo Estado"

Abraço

F

Miguel Cunha disse...

Está bem, mas é função do Estado regulamentar.
As infraestruturas desportivas das escolas já foram pagas por nós contribuintes, como tal não faz sentido que as voltemos a pagar de forma indirecta, que é o que acontece quando os nossos filhos pagam a sua utilização ao serviço dos clubes.
E mais, para inverter a questão de saude publica que é a obesidade infantil, que terá no futuro custos muito elevados para o Estado, este, para agir de forma inteligente e com alguma estratégia terá que se socorrer dos clubes.
Existe uma verdade incontornável: "crianças que praticam uma actividade desportiva com regularidade são crianças mais felizes", acrescento a elas os jovens e os adultos.
Como o Estado só ganha em ter as pessoas satisfeitas e felizes, poupa dinheiro, e até ganha votos, é tempo de todos nós, que somos o sistema, e de quem está à frente das organizações estatais que gerem o desporto, olharmos para a prática desportiva com outros olhos.
Entre outras coisas acho que devemos lutar para que a utilização dos pavilhões das escolas não sejam pagos pelos clubes que propiciam aos jovens atletas um serviço publico.

joao disse...

Não concordo com a tua posição liberal, caro F.
Não se trata de um estado providência, trata-se sim de disponibilizar, neste caso aos clubes, as mesmas condições e em igualdade de acesso.
As mesmas condições que nós ( O Estado) ajudamos e que agora pagamos para utilizar.
Complicado? nem por isso. Somente exigir utilizar o que não é proprietário mas sim de todos. Esta meu caro F não é, claramente, uma posição liberal.
Um abraço