.

segunda-feira, julho 16, 2007

Sucesso.PT

Até poderia ser um artigo sobre aquele programa da SIC Notícias onde semanalmente são mostrados casos de sucesso em Portugal…mas não…apenas uma reflexão…uma reflexão sobre um tema que deve ser analisado por quem Dirige, Lidera, Orienta e Implementa, organizações incluindo as desportivas.

Lancemos então o tema:

Pode o Sucesso ser inimigo do Sucesso?

Concerteza que sim. O Sucesso pode deslumbrar e induzir à repetição de fórmulas do passado que não se ajustam mais ao futuro.( Onde é que já vi isto? )

Qual a importância dos Recursos Humanos no processo de desenvolvimento das Instituições ?

Serão eles ( RH ) um Factor Crítico de Sucesso ou pelo contrário devem ser um Factor Chave no processo de desenvolvimento?

Seguramente que as Instituições irão sempre até onde a qualidade da sua Massa Critica ( dizem uns que cinzenta ) permitir, ou seja, quanto maior for a qualidade da gestão quanto maior for a capacidade de auto critica quanto maior for a capacidade de criar, planear , organizar, liderar e motivar e sobretudo quanto maior for a capacidade de antecipar os problemas de médio prazo, maior serão as probabilidades de esta instituição pertencer ao grupo das que semanalmente são descobertas pelo tal programa Sucesso.PT

Crescimento = Desenvolvimento ????

Porque será que algumas Instituições ( Incluindo as Desportivas )não conseguem perceber que estes dois vectores são completamente distintos ?

Será o Crescimento compatível com o Desenvolvimento ou será o Crescimento sem Desenvolvimento apenas uma forma de mostrar a incapacidade dos lideres ( Gestores Dirigentes etc… )em desenvolverem as Instituições..apenas e só..porque, ao contrario do Crescimento, o Desenvolvimento passa pela Qualidade dos RH e não pelas Quantidade dos mesmos ?

Tudo isto são apenas reflexões…algumas delas fruto do que fui aprendendo ao longo dos anos, do desenvolvimento a que fui obrigado a ter, das palestras a que, profissionalmente, fui “obrigado “ a assistir, sendo que ,uma delas ficou marcada na minha memória, feita por um tal Zeinal Bava ( à época Vice Presidente de uma importante empresa nacional )…onde abordou precisamente o tema Crescimento vs Desenvolvimento.
Dizia ele, que na “sua “ empresa este conceito tinha sido difícil de implementar…e que para o conseguir teve que usar formulas que, ainda difíceis de perceber teriam que ser tomadas de forma a garantir a continuidade/sobrevivência da “sua” Empresa., sendo que uma delas..passava pela requalificação dos Recursos Humanos ou seja, sempre o capital humano como factor chave para o desenvolvimento de qualquer Instituição.

Será que isto é assim tão difícil de entender ?


Nota: O tal de Zeinal Bava ainda hoje continua a ser vice presidente dessa empresa que por acaso é a mesma que dá o nome a este clube, tendo sido ( segundo dizem ) o homem que conseguiu bater o pé ao todo poderoso Belmiro de Azevedo.

Abraço

F