.

segunda-feira, outubro 29, 2007

As Iniciadas jogaram em casa

Fizemos o jogo com a Académica ontem de manhã. O jogo era algo especial, pois havia uma carga especial à volta dele, qual final de liga, também devido às transferências do defeso. As nossas jogadoras intimidaram-se com as adversàrias e não conseguiram jogar o que é habitual. Também veio ao de cima a idade da maioria das nossas atletas: 3 de 2º ano, 5 de 1º ano e 4 minis. Não digo isto como desculpa pois perdemos bem e a vitória das adversárias foi justa.
Dou os parabens a todas pela entrega ao jogo, e cá estamos para treinar e evoluir como jogadoras.
Continuem a contar connosco, e lembro palavras do Tiago Orfão quando dizia que não se devem usar certos truques em escalões de formação, pois eles apenas resultam enquanto as adversárias não crescem e maturam fisica e tecnicamente. Refiro-me a uma certa defesa de ajudas, também chamada de zona, que de facto me apanhou de surpresa. Resulta agora, quando resulta, mas no futuro impedirá que possam optimizar as qualidades defensivas.
Força PT!

8 comentários:

Anónimo disse...

Atenção: defesa de ajudas ≠ zona

A defesa de ajudas é fundamental para que optimizem as qualidades defensivas.

Anónimo disse...

Custa-me ver um comentário deste por parte do treinador da PT. A idade das atletas não pode ser desculpa. A Académica também apresentou uma mini 12 e 5 atletas de 1º ano, uma das quais realizou ontem o seu primeiro jogo oficial. De realçar que nenhuma atleta da Académica jogou mais de 2 períodos, tendo as 12 atletas convocadas jogado sensivelmente o mesmo tempo. O que se está este ano a notar na formação da Académica é a evolução de meninas que pela quinta época consecutiva têm a mesma treinadora e a mesma dirigente, o que confere logo outra estabilidade ao grupo de trabalho. Por outro lado, o núcleo base da equipa também permanece o mesmo, o que significa que a grande maioria destas atletas já jogam juntas à 4 anos. Apesar de se terem verificado ao longo destes anos algumas entradas e algumas saídas e este ano terem passado a sub14 algumas atletas minis do ano passado. A PT tem atletas de valor e com atitude, pelo que o trabalho realizado mais cedo ou mais tarde também se vai fazer sentir. Como é normal nestes escalões mais novos os anos de vitórias são alternados, à 2 anos foram as meninas da PT que ganharam o distrital, o ano passado coube aos Olivais este titulo, este ano poderá ser a vez da Académica. Quanto à defesa à zona devemos estar a brincar. Nem a miúdas sabem o que isso é!, apenas sabem que quando uma jogadora pára de driblar têm que pressionar para que ela não possa passar a bola e permaneça mais de 5 seg com a bola na mão o que aconteceu várias vezes e nunca foi assinalado. Se existem bloqueios ou se a jogadora que defende fica para trás obviamente que tem que haver compensação defensiva. Infelizmente ainda nem todas as atletas conseguem realizar essas compensações, apenas as mais "velhas" no basquetebol, mas com o tempo as outras também lá chegarão. Felicidades para as sub14 fem da PT para os restantes jogos do campeonato.

Anónimo disse...

Não deixa de ser lamentavel este discurso por parte de um treinador que preveligia atletas que não treinam em equipa e que preferem outras modalidades......
Que arranja sempre uma culpada para o desaire enquanto as culpadas nunca se ouve o nome......
Se fosse no futebol dizia-se que os penaltis tb se treinam aqui tb deviam os lances livres... ele que veja a quantidade falhada.

Anónimo disse...

AVISO: ha equipas da pt mais novas que cadetes que defendem zona...

vejam isso e so depois mandem bocas aos outros clubes

Anónimo disse...

ja que sabe pode dizer quem?

Anónimo disse...

Eu respondo. O anónimo das 13H56 refere-se aos Iniciados da PT. Deixe-me dizer-lhe que ao confundir "defesa zona" com "defesa de ajudas", de duas uma: ou estava distraído ou não percebe nada disto (ou está simplesmente a "meter veneno", o que é fantástico porque enquanto está entretido a mandar "papaias" em blogues nós continuamos a trabalhar, e muito, dentro do campo).
Sobre a "defesa de ajudas" e os princípios que a norteiam não percebo porque não utilizar neste escalão. Mais: gostava de saber o que diria aos seus jogadores se do outro lado estivesse um jogador muito mais forte, que joga sozinho, como acontece na equipa da Académica. "Deixem-no ir", "deixem-no passar" ou "deixem-no marcar" não me parece que faça parte, em qualquer escalão, de qualquer modelo, sistema ou teoria defensiva.
Continua a haver pessoas muito preocupadas em censurar o que as outras equipas fazem, ao invés de prepararem os jogadores para responderem ao que as outras equipas fazem. Escreveu Jorge Araújo: "Mais do que preparar o esperado, temos de ensinar a gerir o inesperado".

Tozé

Anónimo disse...

O comentario das 18.55 refere-se a?

Miguel Cunha disse...

Vou outra vez abordar este post, que como esperava deu azo a várias polémicas. Às vezes é-se preso por ter cão e por não ter.
Antes de mais deixem-me reforçar a ideia, que é importante, de dar os parabens à equipa da Académica pelo bom jogo e pelo bom trabalho que tem feito. Eu acredito que quantas mais equipas fortes houver no distrito, mais forte fica o basquetebol, contrariamente a algumas pessoas que acham que quanto mais fracas ficarem as adversárias melhor. Melhor no imediato, mas é com equilibrio que as jovens evoluem.
O que deu mais polémica foi a minha expressão "uma certa defesa de ajudas", que tinha alguma ironia pois referia-me a situações de jogadoras plantadas debaixo do cesto a não sairem para qualquer movimento da "sua" jogadora. Para concluir não acho que isso seja ajuda. Ponto.
Saltando a página, e ao mesmo tempo que não respondo a anónimos, que se referiam a penaltis e coisas afins ( se quiserem resposta identifiquem-se ) , julgo importante dizer que da diversidade nasce a riqueza.
Abordo agora uma outra questão, pertinente, que vi abordada por alguns treinadores durante as férias de verão. Estavam eles perplexos por haver treinadores de minibasquetebol espanhóis que utilizavam defesas zona nesse escalão em diversos jogos, e quando treinadores portugueses os confrontaram da não legitimidade de utilizarem esse tipo de defesa, eles responderam "quem são vocês portugueses para criticar opções usadas, somos campeões do mundo...e vocês?", argumentando também que quanto mais cedo os jovens são confrontados com as dificuldades reais do jogo melhor para eles e para o nivel do jogo.
Apenas mostro aqui, também esta opinião, que não é a minha, para referir que não existem verdades absolutas no basquete. E que acho que realmente os espanhóis estão a trabalhar melhor que nós em formação, como tal deveriamos aprender mais com eles. Julgo que eles partem para essas experiências depois de bem transmitirem as noções de defesa individual, pois contráriamente ao que habitualmente se pensa as defesas "zona" refletem essencialmente os fundamentos da defesa individual, e são tanto ou mais intensas e dificeis de executar que as defesas individuais. Por vezes pensa-se o contrário, quando se vêm defesas estáticas a defender dentro garrafão, quais guardiões do tesouro perdido, ou quais guarda redes de futebol.
Concluo dizendo que, pessoalmente defendo a defesa individual com ajudas nos escalões até sub 14.
Bom campeonato para todos e viva o basquetebol.