.

quarta-feira, outubro 24, 2007

Bom tema!

Do blog, basquetebol conimbricense, retiramos o seguinte post, que pela natural actualidade do assunto aqui reproduzimos com um agradecimento, desde já, ao seu autor.

Jogos sem árbitros
Já com todos os Campeonatos Distritais em funcionamento, este fim-de-semana há seis jogos sem árbitros nomeados (três deles igualmente sem oficiais de mesa).
Apesar dos diversos aspectos negativos que a ausência de juízes traz ao desenrolar das competições e à formação dos jovens praticantes, não adianta começar já a "atirar" culpas ao Conselho de Arbitragem Distrital (CAD) e/ou à Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC).
Sabemos que têm tido o cuidado de promover novas acções de formação, embora quase sempre sem o êxito desejado devido à escassez de participantes (a última, concluída em Julho passado, "rendeu" apenas dois árbitros e sete oficiais de mesa).
Devemos antes pedir-lhes que continuem a pugnar pelo desenvolvimento da arbitragem distrital e que usem da imaginação para atrair novos agentes para o sector da arbitragem, difícil mas belo.
E há algo que devemos exigir-lhes: não ignorem que, apesar de não terem juízes nomeados, os referidos jogos se vão realizar.
Os regulamentos assim o prevêem e determinam.
É fundamental, assim sendo, que a ABC se faça representar nos pavilhões onde não vão estar árbitros nem oficiais de mesa, dialogando com os clubes e os intervenientes envolvidos e pugnando para que tudo se desenrole dentro da normalidade, sem a ocorrência de situações menos claras ou justas.
Dir-se-á que a própria Direcção da ABC tem poucos elementos, todos eles com as suas vidas familiares e profissionais e que, assim, muitas vezes não terão o tempo necessário e exigido para acompanharem mais de perto tudo o que tem a ver com a modalidade no distrito. Compreendemos. Mas a ABC tem dirigentes eleitos, que estão onde estão porque quiseram estar, certamente imbuídos do espírito de pugnar pelo crescimento e desenvolvimento do basquetebol distrital.
E que não podem ignorar que há toda uma época de permeio até aos momentos de consagração e de se erguerem as taças...

O negrito é da minha responsabilidade. Comentários deverão ser feitos no local próprio