.

quarta-feira, novembro 21, 2007

Entrevista ao "chefe" Moura Távora

Damos hoje início a um ciclo de entrevistas a elementos da Família Basquete PT, começando naturalmente pelo “chefe” Moura Távora.

Esta época a Direcção da Secção de Basquetebol está a funcionar segundo um novo organograma. Que principais objectivos se pretenderam atingir com a reorganização operada?
A reorganização operada visa fundamentalmente tornar mais abrangente o Basquete PT, responsabilizando cada um dos seus agentes em matérias específicas, devidamente identificadas ao longo do tempo, de forma a dar respostas mais eficazes e objectivas no espaço e no tempo. Em suma, adoptar uma filosofia empresarial em que a organização se sobreponha a tudo.

Que principais objectivos desportivos foram traçados pela Secção para a presente época?
Os objectivos desportivos para a presente época são o de pela primeira vez trazermos para o nosso pavilhão o maior número de fases finais e consequentes títulos, alcançando ainda a presença do Basquete PT, em todos os escalões, nos pódios distritais. Pretendemos ainda estar presentes, marcando Honrosa e Digna participação, nos diversos campeonatos e taças nacionais, tentando aí ir o mais longe possível.

Além dos objectivos desportivos, sempre importantes, que outras principais preocupações estão presentes no dia-a-dia da Secção?
A principal preocupação terá de ser sempre a de proporcionar a melhor cidadania a todos os atletas PT, tanto no campo desportivo, como na sua formação académica e social. Quanto a preocupações são muitas, desde o capítulo estrutural e de instalações, passando pela organização até à área financeira, tudo nos exige séria reflexão diária de forma a podermos chegar ao último dia da época e afirmarmos: O BASQUETE PT CUMPRIU A SUA PALAVRA E OS SEUS COMPROMISSOS.

A forma como decorreram os primeiros dois meses e meio de época estão de acordo com as metas traçadas?
Melhor não podia ser! Mais atletas inscritos e a participarem na Família Basquete PT, todas as equipas justamente colocadas nos lugares cimeiros das competições e com a possibilidade de atingirmos, pela primeira vez, a presença em todas as fases finais distritais e consequente apuramento para as competições nacionais, para além de continuarmos a ter um pavilhão quase sempre cheio de espectadores. Realço o excelente trabalho efectuado pelo Corpo Técnico, sem dúvida uma mais valia, fomentando e alargando cada vez mais a credibilidade do projecto da Família Basquete PT.

Como defines a expressão "Família PT", tantas vezes utilizada?
A melhor definição que encontro para a expressão “Família PT” é AMOR E CARINHO POR UM SONHO. AMOR, por uma causa tantas vezes considerada perdida, mas por todos agarrada com força e determinação; CARINHO, por toda a juventude que na PT pratica a modalidade do basquetebol, consubstanciado na disponibilidade e na entrega de todos os outros membros da família, os dirigentes, os técnicos e os encarregados de educação; SONHO, porque desde o primeiro minuto até hoje assim continua a ser. Sonhamos por um verdadeiro Clube de basquetebol, com que todos se identifiquem, e que tenha por lema NÃO SER MELHOR QUE OS OUTROS, MAS SIM MELHOR QUE ELE PRÓPRIO.

Cada vez mais, no actual desporto de formação, os pais dos atletas têm um papel fundamental. Também assim é no Clube PT? Que mensagem gostarias de lhes deixar?
A dedicação dos Pais dos atletas é infinita no Clube PT. Esta é uma matéria em que tenho sempre dificuldade em falar, já que não encontro palavras capazes de exprimir a dívida do Clube para com eles. A mensagem que lhes deixo é a de continuarem a acreditar no projecto Basquete PT, e de assumirem o acompanhamento dos seus educandos ainda mais do que o registado até hoje, participando em todos os jogos possíveis da PT, fazendo disso uma festa de forma a todos sermos mais felizes.

Este blogue, com pouco mais de um ano, atingiu recentemente as 100 mil visitas. Que importância tem hoje este "meio de comunicação" para o basquetebol da PT?
O Blogue detém hoje a maior das importâncias dentro do Basquete PT. Para além das suas mais de 100 mil visitas, ele mostrou o valor que tem toda e qualquer relação humana. Proporcionou um novo espaço de divulgação e de identificação de toda a Família PT, é responsável por uma maior e mais eficaz informação de toda a nossa vida diária, permitindo uma maior riqueza do conhecimento global, tanto desportivo como social. A nossa meta imediata é alargar e dimensionar ainda mais o Blogue PT. Já agora, o meu reconhecimento público para todos que tornam esta realidade possível, particularmente ao seu mentor, o João Nunes, que com alegria e um sentido de humor desmedido anima o Blogue em todos os seus aspectos.

Com enquadras a acção da Secção de Basquetebol do Clube PT no panorama actual do basquetebol distrital e do desporto na cidade de Coimbra?
A acção do Basquete PT já não pode hoje ser ignorada. Ela torna-se cada vez mais evidente. O papel social que proporciona à cidade de Coimbra, a coerência e a verdade com que o desempenha, a forma descomprometida com que o assume, os objectivos desportivos alcançados em pouco mais de dez anos, já direccionaram a sua razão e existência para o reconhecimento global de toda a sociedade Conimbricense e de toda a Zona Centro/Norte do País, mesmo que continue, unicamente por teimosia inexplicável, a não ser reconhecida pelas entidades públicas da cidade, particularmente a sua edilidade, não sendo ainda muitas vezes compreendida por agentes do basquetebol distrital, que em vez de verem o Basquete PT como mais um parceiro de actividade, preferem tratá-lo como algo de prejudicial a deter. A PT, unicamente sozinha, vai demonstrando época após época ser possível edificar um projecto desportivo com consistência e verdade, sem qualquer prejuízo, podendo afirmar com a verdade que o é, ser provavelmente o único Clube sem nada a dever a ninguém, tudo unicamente com os nossos parcos recursos, mas com uma grande força de vontade. Uma coisa é certa, e não nos podem negar: TANTO EM TÃO POUCO TEMPO, SÓ NO BASQUETE PT!

"A qualidade é a quantidade de amanhã". Como comentas esta frase de Henri Bergson?
Sem dúvida uma máxima com a qual nos identificamos por absoluto. Obriga-nos a ser ainda mais exigentes connosco e impõe-nos mais trabalho. Temos acima de tudo de acreditar que somos capazes, de forma a dimensionar e divulgar ainda mais a modalidade.

"Parou bolas!". E fez-se silêncio no Pavilhão...
É simplesmente uma expressão que visa fazer stop à permanente vontade de permanência dos nossos atletas dentro do pavilhão. Não se trata de disciplinar algo, é mais um dos já muitos pontos de referência solidificados ao longo do tempo no Basquete PT. Pessoalmente, trata-se de uma forma de relação entre a Direcção e os atletas, sempre aceite e encarada com carinho e alguma alegria, digamos que uma marca pessoal que muito me alegra, tanto é eficaz o cumprimento da mesma. Parabéns aos atletas que sempre a entenderam.

Mensagem que gostarias de deixar para a "Família PT" e, de uma forma geral, para os visitantes do blogue?
A melhor mensagem para a Família Basquete PT é a de sermos cada dia mais fortes, identificarmo-nos cada vez mais com os nossos objectivos e fazermos do espaço Basquete PT um espaço em que a Relação Humana seja cada vez mais positiva e diga sempre Presente. SEI QUE O CONSEGUIREMOS!

8 comentários:

Sofia M disse...

Grande 'Chefe' Moura!!

JN disse...

Grande entrevista.

Anónimo disse...

adorei as respostas.. o sr moura nao deixa k ninguem ataque esta casa.. nao e verdade?? :)

bjinho

Anónimo disse...

Esta é uma hora difícil para o Moura e mais do que comentar a entrevista envio-lhe um sentido abraço de solidariedade.
Não estamos contra ninguém e recuso a imagem de clube perseguido, devemos fazer uma afirmação pela positiva e para isso todos somos indispensáveis.
As minhas sentidas condolências ao "chefe" Moura pela perda que sofreu.

José Pedro

CMarcel disse...

Grande entrevista!!
venha agora o discurso para o SARAU!!!

F disse...

Caro Moura Távora

Li a sua entrevista, li tambem um comentario efectuado pelo Sr. José Pedro e deixo-lhe tambem a minha solidariedade neste momento mais melindroso.
Sobre o conteudo da mesma noto com satisfação o modelo adoptado. Parece-me que finalmente alguem se preocupa com a definição de metas, restando agora saber se as mesmas foram alcançadas, ultrapassadas ou inatingidas. Esperemos pois pelo final da época para quantificarmos o modelo de gestão agora iniciado de forma a comparar objectivos versus resultados.

Sem querer deixar conselhos a ninguem e referindo-me à frase proposta para comentário
"A qualidade é a quantidade de amanhã"
porque não pensar antes ao contrário e adoptar a seguinte " A Qualidade de Hoje é o garante da quantidade de amanhã"?

Abraço

F

Anónimo disse...

F, a frase diz precisamente aquilo que sugere que ela diga...

Anónimo disse...

É sempre um prazer receber mensagens positivas sobre tudo o que pensamos, por mais valia quando se trata do Basquete PT.

Aproveito para agradecer a todos, e foram muitos, os que me endereçaram condolências pelo momento menos positivo que acabei de passar. O meu reconhecimento de Amizade a todos.
A solidariedade nestes momentos também é familia PT.
Moura Távora