.

sexta-feira, novembro 09, 2007

O tema do momento no blog!

O post mais comentado dos últimos tempos e que mais discussão tem gerado centra-se na problemática das convocatórias das Selecções Distritais.

Já fui durante um ano seleccionador-adjunto e durante muitos anos "dei" alguns (por vezes até muitos) jogadores à Selecção Distrital. A minha opinião é que este assunto é muito mais complexo do que a chamada do jogador "X" ou "Y" e que na raiz da situação estão problemas estruturais importantes. Acho que todos nós que temos ou já tivémos responsabilidade no basquetebol distrital temos culpa deste tipo de problemas e ninguém deve "sacudir a água do capote" sob pena de nunca se melhorar...

No entanto devo dizer que, de todos os comentários que li, aquilo que mais me preocupa não são as supostas injustiças nas convocatórias (apesar de não querer minimizar a situação em causa).

O que me deixa verdadeiramente apreensivo em relação ao futuro é constatar que continuam a existir equipas que potencialmente podem ter 7 e 8 jogadores na Selecção. Isto significa que nestas equipas os treinos quase sempre são mais competitivos que os jogos.
Este ponto na minha opinião é verdadeiramente um problema na formação dos jogadores!
Como é possivel não haver competição séria em mais de metade da época?

Há que pensar nele e tentar obter soluções para a sua resolução pelo menos a médio prazo ou a qualidade das equipas de Coimbra continuará a descer uma rampa vertiginosa sem fim à vista enquanto todos discutimos entre nós, no meio de um enorme lamaçal, qual é aquele que tem o melhor quintal...

5 comentários:

Anónimo disse...

Diz o Tiago Órfão: "Já fui durante um ano seleccionador-adjunto".

Aqui reside um dos problemas. Creio que o Tiago Órfão tem 24 anos. Já foi seleccionador. Hoje já não é. Se formos ver a maior parte dos treinadores na casa dos 30 anos, quase todos já foram seleccionadores. Hoje já não são. Sem colocar em causa o valor das pessoas (frise-se para que não haja más interpretações), não terá sido muito cedo que o foram? Não será este o caminho oposto ao que deve ser seguido? Critica-se os clubes (basta ler as entrevistas de altos repsonsáveis da ABC) por colocarem jovens à frente das equipas jovens. Então e a ABC faz o mesmo?
No caso do Tiago Órfão. Porque não estar, hoje, à frente de uma selecção em vez de lá estarem, em alguns casos, jovens obstinados que sabem tudo?

Anónimo disse...

Não são os jovens que são obstinados e que sabem tudo! São os mais velhos (alguns...felizmente não são todos!) que não reconhecem que os mais jovens, como o Tiago Orfão e outros tantos, também têm valor, porque lá está, eles (porque são mais velhos...) é que têm o dom da sabedoria!

Anónimo disse...

Lançar a confusão é apanágio daqueles que não encontram outro tipo de argumentos para responder a opiniões divergentes (na política chamam-lhe "poeira").

E assim se vai fugindo aos reais problemas do basquetebol distrital... O senso comum diz que existem...

Não se altere é aquilo que está escrito... Ou não se utilizem escudos humanos, quando dá jeito, para defender argumentos que não existem, como fez o anónimo anterior "utilizando" o nome do Tiago Órfão... No que acima está escrito não se retira valor ao Tiago Órfão. Bem pelo contrário, sugere-se que poderia ser seleccionador distrital, pois apesar de jovem tem um percusro como treinador que lhe permitiu adquirir conhecimentos e experiência. O que acontece é que estão treinadores à frente de selecções que não têm conhecimentos nem experiência e que não se percebe muito bem porque é que lá estão. Não se disse, também, que todos os jovens são obstinados e (julgam que) sabem tudo. São alguns...

Vamos então repetir o que se disse acima: a mioria dos treinadores de Coimbra estiveram à frente de selecções com vinte e vinte e poucos anos (portanto com menos conhecimentos e experiência) e hoje, mais velhos (portanto com mais conhecimentos e experiência) já não estão. Estão outra vez outros mais novos. Será este o caminho correcto? A questão é esta, mas estejam à vontade para deturpá-la ou para ver insultos onde estão questões concretas... "Poeira"...

Anónimo disse...

Estes anónimos são obstinados... não há nada a fazer

Criticam os outros por baralharem tudo, mas dizem:
"Critica-se os clubes (basta ler as entrevistas de altos repsonsáveis da ABC) por colocarem jovens à frente das equipas jovens. Então e a ABC faz o mesmo?"
Isto não é mesmo baralhar? Estamos a falar dos mesmos jovens? Por favor! Eles há jovens sem qualquer curso e há os treinadores principais das selecções que são todos de nível II (e até alguns dos adjuntos)... Há jovens e jovens...

Anónimo disse...

Há treinadores com Nível mas sem nível...