...para nos últimos apoios o atacante sair para atirar. Cada vez mais frequente tal o poderio fisico dos jogadores, não se ter a presunção de ir atirar debaixo do cesto na cara dos defensores, mas sim penetrar já a vislumbrar um "spot", um ponto onde conseguir lançar com boas probabilidades de sucesso, quase sempre para fora, para mais longe do cesto.
3 comentários:
parece-me passos...
Parece passos mas não é. Os espanhóis trabalham vários movimentos que estão no limite da regra dos apoios.
Recordo-me duma acção de formação para treinadores em Cantanhede onde estavam treinadores espanhóis, em que existia um exercicio de penetração para o cesto que terminava com apoios diferentes, com o ultimo apoio para trás para atirar. Estavam presentes alguns árbitros portugueses que levantaram a questão de acharem que era passos. A resposta foi que essa não era a interpretação correcta, e como tal continuava a ensinar essas entradas para o cesto.
Aliás corrijo, o exercicio referido no comentário anterior, que eu ainda hoje tenho dificuldade em exemplificar, tem uma entrada para o cesto em que o pé que está mais à frente quando o jogador faz 1 só drible para o cesto, é o mesmo que após um pequeno salto faz o primeiro apoio para lançamento na passada.
Isto a propósito de interpretações da regra dos apoios.
Enviar um comentário