.

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Capitão realça espírito de equipa

“No caso da nossa equipa eu penso que o nervosismo e a ansiedade são superados por um grande espírito de equipa, que dá tranquilidade e confiança para jogar.” São palavras de Manuel Nunes, “capitão” da equipa de Sub-18 Masculinos da PT, que no próximo fim-de-semana vai discutir o título distrital no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz. Apesar de alguma dose de favoritismo que é concedida ao Ginásio, perpassa pela entrevista do jogador que a PT vai para discutir todos os resultados e pode ter "uma grande palavra a dizer".

Que balanço fazes da primeira fase do "Distrital"?
Cumprimos o objectivo proposto para a primeira fase, pois qualificámos-nos para a fase final, portanto o balanço é positivo. Mas agora temos que nos concentrar na fase final para conseguirmos garantir presença no “Nacional”.

Com que estado de espírito a equipa vai abordar a fase final?
Como tudo se vai decidir em apenas três dias o espírito tem que ser mais positivo que nunca. Temos de entrar determinados, porque é preciso garantir a presença no “Nacional” para que a época possa ser considerada positiva.

Trata-se de um momento com características especiais, uma vez que tudo se decide em três dias consecutivos, no pavilhão da equipa melhor classificada na primeira fase. A equipa está preparada para enfrentar todas as vicissitudes de uma fase final? A ansiedade e o nervosismo, sempre presentes nestes momentos, em maior ou menor grau, poderão ser um óbice ao rendimento da equipa ou crês que todos a vão controlar?
As equipas que melhor controlarem o nervosismo e a ansiedade logicamente vão obter melhores resultados. No caso da nossa equipa eu penso que o nervosismo e a ansiedade são superados por um grande espírito de equipa, que dá tranquilidade e confiança para jogar.

Numa fase final concentrada o primeiro jogo é sempre muito importante. Nesse contexto, como perspectivas o confronto com o Olivais?
O primeiro jogo é importante e nós sabemos que o Olivais não vai entrar para perder, mas independentemente do que a equipa adversária fizer, se nós jogarmos concentrados, tranquilos e fizermos aquilo que sabemos fazer, tenho a certeza que conseguiremos começar bem.

E como perspectivas a fase final? Qual a equipa que apontas como favorita?
Eu considero o Ginásio a equipa mais forte, mas a condição física das quatro equipas é que vai determinar o vencedor. Fazer três jogos no mesmo fim-de-semana, e ainda por cima neste sistema, exige que os jogadores dêem o seu máximo nos três jogos.

Gostavas que a Família PT acorresse em massa à fase final? Que mensagem aproveitas para deixar às pessoas da PT de uma forma geral?
Não sei se será possível que vá muita gente, tendo em conta que os jogos se realizam na Figueira da Foz, mas de certeza que podemos contar com a Família Simões, que vai estar dividida no primeiro jogo, com o Sr. Ralha e com o meu pai. A mensagem que gostaria de deixar é a seguinte: continuem a dar um maior espaço ao basquete nas vossas vidas porque o basquete é capaz de nos dar grandes alegrias.

4 comentários:

Sofia M disse...

Boa sorte rapazes!

Anónimo disse...

Mal posso esperar pelo nosso confronto. será no sábado ou no ultimo dia a ser a final? vamos ver ;P

Abraço

Anónimo disse...

Boa entrevista, gostei
Um Abraço a todo o grupo de trabalho e vamos tentar fazer o nosso melhor.
Eu lá estarei, não todos os dias,porque há outra final four,mas estarei convosco.

Moura Távora

Anónimo disse...

Não vou poder estar convosco, como é óbvio, mas têm o meu apoio incondicional. Façam aquilo que sabem e podem, ninguém vos pede mais que isso.
Se o fizerem é sinal que souberam respeitar os adversários, árbitros e público e também que conseguiram honrar o clube.
Um grande abraço para todos: atletas, treinadores e directores.
Força!!!

José Pedro