.

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Lobby ou Hobby ?....

Longe vão os tempos em que as equipas de distrito de Coimbra, quando defrontavam as suas congéneres de Aveiro tinham como garante uma jornada descansada.
Era o período em que o basquetebol nacional se resumia a 4 distritos: Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal e onde Aveiro, se limitava a ser representada pela equipa de Sangalhos mas onde, as influências dos atletas e dos técnicos idos de Coimbra se faziam sentir.

Longe vão na verdade esses tempos mas, nos últimos anos, mostra este distrito ( Aveiro ) quer na competição sénior quer na competição juvenil, uma pujança muito difícil de igualar em qualquer região do País.
Muitos questionam o porque de Coimbra ter sido tão rapidamente ultrapassada por este distrito nesta modalidade e, como qualquer um de nós, já ouvi as desculpas mais esfarrapadas para justificar o porque desta situação.

Não sei qual o segredo dos dirigentes desta Associação ( embora sejam reconhecidos os resultados apresentados ) mas sei, que uma das funções de qualquer dirigente, director ou executivo é de exercer a sua influência ( por isso dirige, organiza e planeia a execução ) que deve estar sempre orientada para uma optimização dos recursos que dispõe, de forma a conseguir os melhores resultados da Instituição que dirige.

Nos EUA chamam-lhe Lobby sendo inclusivamente uma profissão reconhecida e onde, nenhum executivo abdica dela ).

Será esse um dos segredos dos dirigentes do basquetbol de Aveiro ? Se for, para além dos resultados conhecidos congratulo-me também pela forma encontrada para alcançar o patamar reconhecido por todos!

Tudo isto a propósito da 1ª página de um jornal regional diário de hoje,28 de Janeiro.
Consultem a 1ª página de Diário de Coimbra e ao lado, coloquem a 1ª página do Diário de Aveiro e facilmente percebem uma das razões porque o basquetebol é hoje a modalidade que mais notoriadade tem no distrito de Aveiro.

Por outra palavras, uns fazem Lobby em prol do basquetebol outros fazem do basquetebol um Hobby!

Nota: A actividade de Lobby, não pode ser confundida com outras politiquices regionais onde o interesse pessoal se sobrepõe ao interesse colectivo.

Abraço

F