.

quarta-feira, janeiro 09, 2008

O que deves fazer para agradar ao teu treinador - Mário Barros

Antes de mais explico que vou fazer um "copy" do blogue de CNT Paredes sem ter autorização para tal. Faço-o pelo basquetebol, porque são palavras sábias que assim poderão ser escutadas por mais praticantes desta modalidade tão bonita.
Mário Barros, (julgo que) já era selecionador distrital de iniciados masculinos da A.B.Porto no final da década de 70, e actualmente mantém esse lugar.

Eis pois o post, na integra:
"Tem a palavra o treinador...Mário Barros

Mário Barros é um treinador de referência que actualmente assume a coordenação do Guifões SC e ainda das selecções masculinas da AB Porto. Teve a amabilidade de nos enviar estes sábios "conselhos":

O que deves fazer para agradar ao teu treinador?

Os treinadores adoram os jogadores que tudo fazem para tornar a nossa tarefa mais fácil.

O basquetebol é um desporto colectivo sendo da tua responsabilidade contribuir para o sucesso da equipa. Independentemente daquilo que todo o mundo possa pensar de ti, provavelmente a pessoa mais importante para o teu desenvolvimento como futuro jogador de basquetebol é o teu TREINADOR; presta toda a tua atenção às suas mensagens e àquilo que elas podem significar. Mesmo nos momentos de crítica o teu treinador não te quer humilhar mas, tão-somente, corrigir.

Considera um privilégio jogar basquetebol; faz o teu melhor e dá o máximo do teu esforço sempre que competes, quer nos treinos, quer nos jogos. Não tenhas medo de falhar, assume a responsabilidade nas decisões que tomas e nunca apontes o dedo aos teus colegas.

Procura saber qual é o teu papel na equipa; muitos de vocês querem ser os melhores lançadores mas nem imaginam como os treinadores gostam dos grandes defensores ou ressaltadores, daqueles jogadores que dão tudo sem exigir nada em troca; para estes há sempre lugar nos cincos iniciais e muito tempo de jogo.

Por último, procura ser leal para com o teu treinador e colegas de equipa respondendo de forma positiva a todos os desafios propostos sem antecipares o resultado final porque em todas as circunstâncias, quer ganhes, quer percas, estás a crescer e a construir o teu futuro. Os “grandes” jogadores não precisam de ser “empurrados” pelo treinador para fazer o seu melhor e disputar cada jogo com muita intensidade e concentração.

Finalmente, deixem o vosso treinador estar calado no banco a gozar o espectáculo; nem imaginam o gozo que isso nos dá.

Os maiores êxitos desportivos no ano 2008.

Um grande abraço do
Mário Barros"

Sem comentários: