.

terça-feira, janeiro 01, 2008

Rui Dengucho em entrevista

Em entrevista concedida ao blogue, o apuramento para o Campeonato Nacional é o principal objectivo apontado pelo treinador Rui Dengucho para as equipas masculinas de Sub-16 e Sub-18 da PT, ambas já com "lugar marcado" nas respectivas fases finais distritais.

Que balanço fazes do período de época já decorrido?
Tem sido positivo. Os Sub-18, a uma jornada do fim, já garantiram o segundo lugar nesta Primeira Fase e o apuramento para a Fase Final, a realizar na Figueira da Foz. Os Sub-16 estão em primeiro lugar sem qualquer derrota, quando faltam três jornadas para o fim da Primeira Fase, necessitando apenas de uma vitória para garantirem o primeiro lugar e, consequentemente, a realização da Fase Final no nosso pavilhão.

Há um grupo grande de Sub-18 e Sub-16. Como estás a gerir o trabalho com as duas equipas?
Temos um grupo de 23 atletas, sendo a sua maioria constituído por Sub-16. Contudo não tem sido fácil (é a primeira vez que trabalho com um grupo tão numeroso), mas com o empenho de todos os atletas e a colaboração da Inês Lima, temos conseguido algum equilíbrio a fim de atingir os objectivos propostos.

Que objectivos desportivos apontas para cada uma das equipas, Sub-18 e Sub-16?
No início da época foi definido como objectivo, para os dois escalões, o apuramento para o Campeonato Nacional, único meio de manter os atletas com um nível elevado de motivação e proporcionar a melhoria da sua qualidade técnica.

Em ambos os escalões, Sub-18 e Sub-16, as grandes decisões vão ser conhecidas em fases finais concentradas. Que opinião tens deste tipo de provas? Que especificidades contêm? De que forma as equipas e sobretudo os jogadores as devem encarar?
Trata-se de um modelo imposto pelos regulamentos, para o qual temos que estar preparados. A Fase Final deve ser encarada naturalmente, enquadrando-se num percurso a realizar para cumprimos os objectivos.

No caso dos Sub-16 é quase certo que a fase final vai ser disputada no Pavilhão da PT. Que importância atribuis a esse facto? De que forma achas que a PT deve aproveitar esse momento para maior promoção do clube e, de uma forma geral, da modalidade?
Caso se concretize é a primeira vez que o Clube PT realiza uma Fase Final. Para o Clube PT será sem dúvida um marco importante na sua história, não só por ser a primeira, mas também pelo facto de se tratar de um Clube de formação e poder aproveitar este evento como forma de captação de mais jovens para a prática de Basquetebol e divulgação da modalidade. Igualmente, projectará o próprio Clube PT no seio do Basquetebol Distrital e Nacional.

De uma forma geral que opinião tens sobre o trabalho que está a ser feito na formação da PT, masculina e feminina?
Não gostaria de me pronunciar sobre esta questão.

Foram chamados 19 atletas da PT, 13 masculinos e 6 femininos, para os recentes trabalhos das selecções distritais. Que significado atribuis a este facto?
É sempre gratificante, pois deste modo é possível dar visibilidade ao trabalho realizado pelo Clube PT no âmbito da formação, bem como ao esforço e empenho dos seus atletas.

A criação de equipas seniores, com base na actual formação, é o seguimento natural? Quando achas que o clube deve dar esse passo?
Penso que se tornará inevitável que venha a acontecer. Se possível esse passo deve ser dado dentro de dois anos.

Pessoalmente, com que sentimentos olhas para os êxitos do basquetebol da PT? Gostarias de acompanhar directamente o passo falado na questão anterior?
Os sucessos são sempre importantes, mas devem ser conciliados com uma melhor organização e preparação, para que no futuro possamos continuar a obter mais e melhores êxitos. O meu acordo com o Clube PT é contribuir para que o maior número de atletas alcance o escalão sénior.

"Mais do que preparar o esperado, temos de ensinar a gerir o inesperado". Como comentas esta frase de Jorge Araújo?
É uma frase que se aplica ao trabalho diário dos treinadores, uma vez que temos de estar preparados para actuar de uma forma sempre afirmativa, face a todas as situações, preparando os nossos atletas de modo a reagirem positivamente perante as situações de sucesso ou insucesso.

Mensagem que gostarias de deixar para a Família PT e para os visitantes do blogue?
Ao Clube PT, que deve caminhar no sentido de um "verdadeiro" Clube desportivo e representativo da modalidade. Quanto ao blogue, uma maior participação, pois há espaço para todas as opiniões desde que tenham como objectivo uma análise construtiva, contribuindo assim para a melhoria do Basquetebol, jogo que todos gostamos!

3 comentários:

JN disse...

Boa Rui, excelente entrevista.

Anónimo disse...

vai ser a primeira fase final em casa porque quando a pt foi campea em iniciados masculinos nao houve final four!

Anónimo disse...

qual vai ser o formato da final four de sub - 16??