.

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Académica e Clube PT com soluções à vista

Luís Providência

(Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra)



O basquetebol de Coimbra atravessa um bom período, nomeadamente, com as excelentes prestações das equipas seniores. No entanto, na ordem do dia, está o problema da falta de espaços para treinar, por parte de alguns clubes. A Académica continua sem pavilhão para o basquetebol e o Clube PT vai ficar sem o seu actual pavilhão. Pareceu-nos oportuno ouvir o vereador do desporto. Luís Providência é o MVP do Mês.

Diário de Coimbra (DC) – Como analisa o actual estado do basquetebol da nossa Cidade?
Luís Providência (LP) – De uma forma positiva, tendo em conta o que se conseguiu atingir na última época, em particular, com o Olivais e Académica, mas também com a perspectiva que há outros clubes a garantir a base de formação como a PT e a actividade de basquete do Sport. Nessa perspectiva, faço uma avaliação positiva, obviamente com diferenças, pois, há equipas com melhores resultados na formação que outras, mas a importância de ter formação, em si mesma, faz dizer que é positivo.

DC – A autarquia apoiou fortemente a participação do Olivais na EuroCup. Houve retorno desse investimento?
LP – Estamos satisfeitos com esse apoio, porque há um retorno claro para a cidade pela passagem da EuroCup em Coimbra e depois porque conseguimos premiar o Olivais pela aposta e trabalho realizado pela sua equipa sénior feminina. Agora, se se tratasse de uma equipa de Lisboa, a visibilidade teria sido outra, mas temos de contar com isto e temos de fazer uma esforço maior nestas situações para apoiar as nossas equipas.

DC – Como está a questão do pavilhão do Clube PT?
LP – A informação de que disponho é que o pavilhão do Clube PT deixará de existir, como pavilhão desportivo, em Setembro deste ano, o que leva a autarquia a estar atenta e promover acções no sentido de compensar a perda deste pavilhão. Nesta altura, a perspectiva é encontrar uma localização, para com a ajuda da empresa Portugal Telecom e, eventualmente, do comprador daquele espaço, podermos promover a construção de um novo pavilhão ou a deslocalização do actual, que é uma possibilidade.


DC – Pode garantir que os jovens que praticam basquete no Clube PT vão poder continuar a fazê-lo a partir de Setembro?
LP – Não consigo responder directamente a esta pergunta. Temos a pressão da secção de basquetebol do Clube PT para terem novo pavilhão, no entanto, como sabemos nesta área geográfica, onde se encontra o actual pavilhão, não é fácil encontrar terrenos, mas julgo que com a modernização das escolas desta zona, Infanta D. Maria e Avelar Brotero, que perspectivam a construção de pavilhões, poderão ajudar a solucionar o problema destes cerca de cento e setenta jovens que o Clube PT acolhe. No entanto, a perspectiva da autarquia é promover a construção de novos pavilhões e acredito, que até ao final deste ano, tenhamos, pelo menos, mais um pavilhão, se não exactamente nesta zona, nesta proximidade geográfica.

DC – A autarquia ajudou a remodelar o pavilhão do Olivais. A secção de basquetebol da Académica não tem pavilhão para treinar as suas equipas. Há alguma solução em perspectiva?
LP – De facto a Académica é a situação que acompanhamos há mais tempo. A Direcção Geral da AAC não dispõe de um pavilhão dedicado ao basquetebol, não tem mesmo acesso a quaisquer tempos de prática nos pavilhões do Estádio Universitário e, portanto, é uma problema que tem de ser resolvido com um novo pavilhão. O que a Câmara demonstrou e eu próprio transmiti à secção de basquetebol da Académica, e face aos resultados apresentados, recentemente, pela Comissão Central da Queima das Fitas, foi que havendo uma esforço por parte da Direcção Geral, eventualmente, com recurso a essas verbas, a Câmara poderia considerar apoiar a construção de um novo pavilhão, arranjando um terreno e, eventualmente, comparticipando com uma parte desse investimento, sendo que o grosso, desse mesmo investimento, terá de partir da DG da AAC.

DC – Que pontos altos para o basquetebol em 2009?
LP – Não temos ainda nenhuma proposta da Federação Portuguesa de Basquetebol para realizações em Coimbra. Diria que temos, neste momento, assegurados compromissos com a Associação de Basquetebol, que são uma fase final de sub – 18 feminina e o Campo de Férias de Verão. Não temos mais nada, para além das equipas do Olivais e Académica que continuarão a utilizar o pavilhão Multiusos.

DC – Quer deixar uma mensagem para os amantes desta modalidade?
LP – Coimbra tem basquetebol de alta qualidade. A Académica tem demonstrado que, na Liga Portuguesa de Basquetebol, não veio para lutar pela não descida, como muitos acreditavam no início da época. O Olivais demonstrou não só ter qualidade nacional, mas também europeia. Lembro que só foi afastado por uma equipa israelita que, na época passada, esteve entre as melhores da Europa. Coimbra tem de estar de parabéns no basquetebol, que é uma das modalidades de grande qualidade na cidade e, portanto, a mensagem é de que continuem a apoiar e venham ver basquetebol que, em Coimbra, é de grande qualidade.

(Espaço BasketCoimbra – Diário de Coimbra – Carlos Gonçalves)

2 comentários:

Anónimo disse...

É necessário unir esforços para que o Clube PT continue o seu trabalho, e para que os seus atletas e treinadores possam continuar a trabalhar e a querer mais. É sem duvida para a cidade de Coimbra, para o distrito e para o Basketebol Nacional uma presença reconhecida e merecida o Basketebol da PT.
Tal como nos outros clubes o esforço dos atletas, dirigentes, pais e outros colaboradores que sem qualquer interesse para além do Desporto em si permite que os Clubes se mantenham e consigam resultados.
O desporto deve ser encarado como pedra basilar na formação dos jovens,é sem duvida imprescindivel para o Desenvolvimento fisico e mental dos jovens, daqueles que amanhã iram ter papel activo na nossa sociedade.O AMBIENTE SAUDAVEL que o desporto nestas camadas fomenta e promove não pode ser ignorado,muito pelo contrário tem de ser valorizado e apoiado.
Fico sensibilizada e contente pelo facto da Câmara Municipal de Coimbra estar atenta e interessada na resolução do problema que a venda do actual pavilhão da PT vai trazer. É NECESSÁRIO QUE AS MEDIDAS ADEQUADAS sejam equacionadas e colocadas no terreno para que em Setembro próximo os mais de 200 atletas do Clube de Basketebol da PT TENHAM UM NOVO PAVILHÃO.

Sandra * disse...

Esperemos mesmo que em Setembro já tenhamos um pavilhão,nem que seja emprestado de forma a podermos jogar e treinar no clube do qual fizemos e fazemos parte!

FORÇA PT!