.

sexta-feira, outubro 09, 2009

Comentário de um anónimo

No próximo dia 11 de Outubro os sub 18 iniciam o campeonato deslocam-se ao Juncal. Seria agradavel conhecer um pouco dessa Vila.

 

Juncal é uma Vila pertencente ao concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria.

O nome desta Vila deve-se ao facto de outrora apresentar muito junco ( planta com muita clorofila que só existe onde abunda a água),

as pessoas eram atraídas para este local pois a presença do junco indicava a presença de muitas nascentes e consequentemente terrenos férteis.

Em 1758 existiam no Juncal 485 habitantes, a sua riqueza em água levou ao desenvolvimento da agricultura, a presença em abundância de barro levou também á criação e desenvolvimento da indústria Cerâmica. Em 1770 surge a primeira Fábrica de Cerâmica, em 1784 recebe o Titulo de Real Cerâmica do Juncal. Aqui se produziram dos mais bonitos painéis de azuleijo, alguns deles podem hoje ainda ser vistos por exemplo no Mosteiro de Alcobaça. No centro da Vila, na rua da Carreira existe um painel de azuleijos de Nossa Senhora das Dores.

O Santo padroeiro desta Vila é S. Miguel tendo em sua honra sido construída uma Igreja século XVI e reconstruída 2 anos após o terramoto de 1777. Estilo rococó é sem dúvida digna de ser visitada.

 

Por último força para o jogo e se puderem provem o bolo de Ferradura que é uma das atracções gastronómicas do Junca.

Sem comentários: