.

domingo, dezembro 13, 2009

Sub 14 Femininos

Perdem ultimo jogo da final four com a Académica por 49 - 27, que foram umas justas vencedoras.
Grande torneio das nossas jogadoras com uma entrega e espirito de sacrificio extraordinários. O 2º lugar conseguido foi muito bom e garante-nos uma vaga no campeonato nacional.
Parabens.
Destaco as muito boas arbitragens.
Acho que será necessaria uma reflexão para tentar salvaguardar realmente as atletas, que em ultima analise são quem dão suporte a esta modalidade. Neste escalão não fazem sentido certos movimentos de bastidores que mais parecem vindos de campeonatos profissionais.
Força PT

7 comentários:

Anónimo disse...

Realmente foi uma boa fase final em que se confirmou a vitória da melhor equipa, conforme já tinha sido demostrado na fase regular. É pena que a PT com pessoas tão experientes à frente das suas equipas não saiba ler as regras da competição. Quem sofre as consequências são as pequenas atletas que ficam impedidas de participar no jogo. Foi penoso ver a pequena Teresa sempre no banco, sem poder participar nos jogos. A PT deve rever a sua política de competição, porque participar numa fase final de Sub 14 com apenas 9 atletas devia dar que pensar! Todas as restantes equipas apresentaram 12 atletas (Sp. Fig. e Olivais) e 17 atletas (AAC). Será que cumpriram as regras da fase final?
Boa sorte para o campeonato Nacional! Já agora um conselho: vão ver as NOVAS regras da competição!

Anónimo disse...

Realmente lamentável! Mas não ficou por aqui, a PT foi a unica equipa sem chama na fase final, defender apartir do meio campo e mesmo assim sem pressionar(no Basquetebol chama-se zona)com jogadoras altas agora dá resultado mas no futuro....que mal vai o Basquetebol da PT.

Miguel Cunha disse...

Caro(a) anónimo(a):
apenas respondo porque considero insultuoso o que escreve.
I: Se levámos 9 jogadoras foi porque castigaram a Ana Teresa na quinta feira por falha regulamentar nossa. A nossa atleta Suzana está com problemas de saude desde Setembro, por isso exige-se respeito.
Se outros clubes têm mais atletas, melhor para eles, não lhes dá é o direito de atacar dessa forma.
Na reunião que houve na ABC, onde estivemos eu o Jorge Pessoa e o Carlos Luzio por parte do Clube PT, ficou acordado que na final four as equipas poderiam entrar com até 8 jogadoras desde que não tivessem de facto mais jogadoras. Pelos vistos não ficou foi escrito, o que pelos vistos vai acontecendo.
II: Defesa meio campo não é defesa zona,se acha é porque é ignorante na matéria. Se querem debater isso estou disponivel para quem tiver a coragem de se identificar. Mais acho pouco pedagógico defender campo inteiro com meninas sub 14 que têm 3 jogos em 2 dias, e que muitas vezes não têm ideia do que é defender, quanto mais campo inteiro.
Em ultima análise opinem para os vossos clubes, que eu como treinador do Clube PT, que pelos vistos incomoda mesmo muita gente, sou quem manda nos processos de jogo e de treino da minha equipa.

Repito também que as meninas da Académica foram justas vencedoras.
Parem de tentar transformar um campeonato de sub 14 numa guerra. As jogadoras de todas as equipas mostraram que querem é jogar. O que o anónimo chamou de lamentavel...
Deixem-nas jogar em paz!

Se os regulamentos estão desajustados, ajustem-se às diferentes realidades, assim como as pessoas. Se não vão servir sempre mais uns do que outros. E alguns desses outros um dia cansam-se deste pântano e o basquetebol com certeza não ganhará com isso.

Viva o basquetebol!

Anónimo disse...

Castigaram a Ana Teresa? Não! A PT falhou e teve de indicar uma atleta para falhar a fase final. Se foi a Ana Teresa é porque o treinador assim decidiu. Os regulamentos são para cumprir! Se estão mal existem reuniões na ABC para os debaterem! Equipas com mais de 9 atletas podem defender campo todo, porque têm oportunidade de as fazer descansar. Mas aí concordo com o Miguel, ele é o treinador e decide o que fazer com as suas atletas em campo. Desde que não infrinja as regras nada a opor. A defesa a meio campo da PT contra a AAC teve o seu sentido. Quem entende de basquetebol e viu os jogos anteriores precebe o porquê desta defesa. Não funcionou como o Miguel certamente quereria, porque a AAC este ano é realmente uma equipa forte e equilibrada. Não é proibido defender zona, que não foi o caso, em Sub 14, mas apenas desaconselhado.
Como o anónimo das 8:18 referiu, é bom que a PT vá ao site da FPB ver as novas regras da competição do Nacional de sub 14. Houve mudanças e convém analisar bem as mesmas sob pena de depois se virem queixar de que foram castigados.
Bom Nacional!

Anónimo disse...

Pessoal incomodado deixem as meninas da PT jogar,não temos um STAFF nem abutres a viver à custa do basquete que sabem tudo e mais alguma coisa.... ou dizem-se saber mas se calhar têm mais telhados de vidro do que se possa pensar. Mas com tanta polémica se calhar são poucas mas excelentes...
E afinal, quer queiram, quer não em campo ganhamos um honroso segundo lugar. Lugar que não é de estranhar pois na verdade - antes destas guerras e tricas de bastidores - era o lugar que tinhamos, ou não era?
Viva o basquete da PT.
É verdade ... PARABÉNS "SPORTING FIGUEIRENSE A" PELO O ESFORÇO, PELO RESULTADO E PELO FAIR PLAY...

Anónimo disse...

´Na realidade, a PT manteve o 2º lugar. Apenas perdeu com a Académica. Defesa no garrafão? Pode funcionar para impedir contra-ataques e as penetrações? Quando na equipa adversária existem atletas com capacidade de penetração este tipo de defesa apenas leva a que as defensoras fiquem carregadas com faltas, o que aconteceu! E os bloqueios? Não sabem defender, segundo o próprio treinador, mas devem saber fazer bloqueios? Atençaõ aos jogos dlo Nacional esses bloqueios, ou muitos deles, são feitos em falta, e se em Coimbra os árbitros deixam passar, em Aveiro e Porto, não!

Anónimo disse...

Pelos vistos não é só o pessoal da PT a queixar-se dos árbitros, agora também já aparecem os outros a criticar as arbitragens em Coimbra... Não há dúvida que isto é ao sabor das conveniências...