.

terça-feira, março 30, 2010

Assim vai a nossa Selecção Distrital de Sub16 Masc.

Foi com algum espanto, para não dizer muito, que recebi a convocatória para a Selecção Distrital de Sub16 Masc. Achei estranho, uma equipa que fica em primeiro lugar na fase regular do Campeonato Distrital e que fica em 2º na Final4, levar apenas 3 jogadores á referida acção, os mesmos que a A.A.C. que ficou em 4º nas referidas provas. Estranho é, também, o Olivais F.C (por quem tenho imenso respeito e orgulho em ter representado as suas cores enquanto jogador), levar 4 atletas, ficando esta equipa em 3º lugar, quer na fase regular, quer na Final4. Será que é por quem convoca ser um técnico do Olivais ? Parece-me demasiado redutor, mas possível. Afinal houve atletas que saíram do Clube P.T. porque lhes prometeram a ida á Selecção (é dito pelos próprios atletas). Ou será que quem de direito não se desloca aos pavilhões para ver os jogadores em acção e se limita ás amizades e ao peso das camisolas ? Não vejo outra razão, afinal o jogador da P.Telecom, Ricardo Rodrigues, foi só, em 3 jogos da Final4, considerado o MVP por duas vezes. Uma delas no jogo da final que ditava o Campeão Distrital. É no mínimo estranho que um atleta que ao longo da época se mostrou tão competente, não fique no lote dos convocados. No nosso Distrito é sem dúvida o melhor jogador na posição 4/5, mas fica em casa. Não podemos continuar a assobiar para o lado e fingir que nada se passa, quando existem situações que são demasiado penalizadoras e principalmente injustas. Talvez seja altura para reflectir porque razão a Selecção do nosso Distrito apresenta resultados menos bons. Talvez seja altura para os seleccionadores irem aos clubes, falarem com os treinadores e exporem as suas preocupações em relação ás dificuldades que se lhes deparam no treino, enquanto treinadores de jogadores de vários clubes. Só assim se poderá trabalhar com um objectivo comum, que em meu entender, não é fazer grandes jogadores agora, mas sim, formar jogadores para que alguns deles possam jogar ao mais alto nível daqui a alguns anos. Isto só se consegue com a articulação das partes envolvidas, que não é o que acontece neste momento.
Desejo as maiores felicidades a cada jogador em particular e á Selecção em geral no torneio que se avizinha. Deixo também uma palavra de conforto para todos aqueles que não foram chamados e desejo que continuem a trabalhar com o maior empenho possível para que num futuro próximo possam ser eles a representar o Distrito.

12 comentários:

Anónimo disse...

nao concordo propriamente com o jogador da PT a que se refere,ate porque conhecendo o que eles la encontraram, esse jogador nunca jogaria a 4 ou 5.
agora acho e sempre acheie stranho os clubes dizerem nos ganhamos e levamos 3 estes perderam e levam 3... uma equipa ter 3 jogadores de seleção distrital e o resto ser uma ma equipa e que nao funciona facilmente obtem maus resultados. Uma equipa que tem 3 jogadores de selecção dsitrital e o resto seja bomzinho e joguem bem como um todo.. pode facilmente trazer bons resultados... o que nao faz com que uma equipa tenha mais jogadores de selecção distrital que outros... principalmente nestes escaloes a logica nao é essa!

Anónimo disse...

Perante tanta especulação e informação errada em relação ao que foi dito em relação a outros jogadores e outras equipas, não dá para levar este post muito a sério. Só quem não acompanhou a fase regular pode apontar a PT como melhor ou pior que as outras equipas. Foi, acima de tudo, uma fase regular e uma fase final equilibrada. Resta lembrar que a diferença máxima entre as equipas que acabaram nos 3 primeiros lugares, na final 4, foi de 5 pontos e foi precisamente na derrota da PT frente ao Ginásio, no jogo do título. De resto, a PT esteve a perder durante 35 minutos com a equipa do Olivais, na véspera desse jogo. E já que se falou em fase regular, tivesse a PT perdido o último jogo que fez nos Olivais e o 1º lugar talvez não tivesse sido da PT (relembro que foi mais um jogo em que o Olivais esteve na frente a maior parte do jogo).

À parte de tudo isto, relembre-se que estão convocados 14 jogadores e, portanto, ainda vão sair 2. Pode ser que alguém faça a vontade a pessoas mal informadas e que gostam de especular e inventar estórias e saiam jogadores de Olivais e Académica.

Anónimo disse...

LAMENTÁVEL!

Informe-se, sr. treinador, porque motivo saíram jogadores da PT para o Olivais e não diga baboseiras...

LAMENTÁVEL este post!

Anónimo disse...

lamentável é serem sempre os da pt a ficar de fora para ficarem os dos olivais!

Anónimo disse...

De facto foi com algum espanto que quando verifiquei a convocatória não estava lá ó sr. Ricardo Rodriques, digo senhor pois foi o jogador que mais me impressionou pela positiva esta época, e tornou-se um dos jogadores mais importantes da equipa de sub-16 da PT ou talvez o mais importante. É imjusto sim o Ricardo não ter sido convocado, mas também não é correcto virem fazer choradinhos para um blog de um clube digno. Não foi convocado olhem paciencia.

PS: corram com o Francisco Sousa da selecção !

Anónimo disse...

Se alguém prometeu alguma coisa aos atletas que sairam da PT para o Olivais, só se foi o Pai Natal. Só mesmo alguém que não conhece os atletas e clubes/treinadores do distrito (pelo menos os que eram sub-16 no ano passado) pode dizer o que foi dito.

Em relação aos convocados, cada um tem a sua opinião e deve ser respeitada. A minha opinião é que aquilo em que o Ricardo é mais forte (leia-se, fisicamente, ou melhor dito, no jogo do empurra) não é uma mais valia numa competição como a de Portimão, onde essa superioridade fisica em relação a outros jogadores do distrito não vai existir. Aspectos técnicos e tácticos são, seguramente, mais importantes.

Independentemente de tudo isso, acho mal que um treinador de um clube, responsável pela formação de um grupo de atletas, exponha desta forma a sua opinião. Não é seguramente a raiva e a frustração que este tipo de intervenção vão causar (ainda mais) no atleta que o vão ajudar a melhorar. Devia, antes, aproveitar-se a situação para motivar o atleta para evoluir mais. É esse o papel do Treinador. Ao mesmo tempo, ficou o treinador numa situação fragilizada perante outros atletas, como o Francisco Nunes, que fez uma belíssima fase final e não foi defendido da mesma forma.

João Luis disse...

A verdade dói e aquilo que foi dito pelo treinador da P.T. corresponde á verdade. O problema como foi dito, é não virem ver os jogos, só assim se justifica esta convocatória. Fragilizado ?! Está a fazer um excelente trabalho e de grande motivação para os atletas.
Venham ver os jogos e verifiquem.

Anónimo disse...

Os jogadores em questão, Luis Salazar e Gonçalo Melo, que saíram do Clube PT para os Olivais só o fizeram porque não jogavam na PT devido ao trabalho do treinador anterior (Roque Afonso), que nos jogos só colocava 7/8 jogadores, e ninguém lhes prometeu que iriam jogar, nem nos Olivais nem pela selecção, e se jogam é porque merecem.
Posso dizer que também achei estranho o Ricardo Rodrigues sair, pois foi um dos jogadores mais em foco no campeonato. No entanto, são opções de cada treinador e temos que as respeitar, porque lembro que o seleccionador em questão foi campeão o ao passado pela selecção de aveiro, logo já conhece muito bem o campeonato. Parabéns ainda ao Francisco Nunes pelo campeonato que realizou.
Para concluir gostava que observassem melhor o nosso campeonato e que vissem que os jogadores que sairam da PT merecem estar nesta escolha da selecção, pelo campeonato que realizam (e gostava que o treinador da PT se informasse melhor sobre o que diz...).

Anónimo disse...

vocês todos só têm garganta lamentável é esta situação! falam falam mas não fazem nada

Anónimo disse...

Bem, é com alguma tristeza que das poucas vezes que visito este blog vejo um treinador comum aos outros todos, questionando o trabalho de outro treinador, que consegue mais currículo, que o treinador da pt sub-16 em toda vida conseguirá.
Além disso fazer especulações de certos assuntos sem nenhum tipo de provas em concreto mostra uma falta de profissionalismo, pois se tivesse com atenção à rotina da selecção percebia que o Luís Salazar e o Gonçalo melo entraram no "passo a passo" porque dois atletas lesionaram - se( Rui Valente e João Pedro Coelho).
Além disso acho que na final four os "entendidos de basquetebol" que assistiram ao jogo perceberam que os três primeiros lugares foram decididos pelo factor sorte porque qualquer um podia ter ganho com distinção.
Para a próxima se não tem mais nada para fazer escreva um "post" sobre pesca, que pode ser que diga menos asneiras.

JN disse...

Está visto que todos têm razão. É pena que só um tenha assinado a opinião que emitiu.

Como sempre disse o blog é um campo livre de opinião. Há alguns que se remetem no anonimato, muitas vezes, lançando a questão e dando a resposta. Enfim coragem!

O Blog do Clube PT é livre e responsabiliza os seus autores. Eu e mais alguns somente temos privilégios de configuração. Por exemplo inibir os comentários.

è o que vou fazer agora

F disse...

Honestamento nao faco a minima do que possa estar em causa, agora o que me preocupa é ouvir falar nestes escaloes em jogadores 4/5 quando todos deviam ser 1/2/3/4/5.
De resto, ao analisar todos os atletas que participaram na fase final de sub 16, nao me recordo de ver nemhum com mais de 190cm e assim sendo, como falar em jogadores 4/5 sendo que, mesmos os mais altos,sendo sub 18 para o ano que vem, que podem fazer a jogar, sem qualquer competencia, em posiçoes mais afastadas do cesto?
Deixo pois a ideia,de seguir na verdade modelos nao pre comprados, e que sigam o exemplo dos nossos vizinhos onde, o basquetebol até pelo menos aos 16 anos, se joga na aprendizagem de conceitos e nao de sistemas permitindo desta forma, uma aprendizagem dos conceitos basicos de jogo, deixando essas coisas do 4 e do 5 para quando o minimo conhecimento do jogo esteja consolidado ou acham que, ao olharmos hoje para bases (1/2) com mais de 190cm, estes atletas quando jovens jogavam a 4 ou 5?

Carlos Grave
F