.

segunda-feira, março 08, 2010

ENGANADOS E ENTRISTECIDOS!...

Desloquei-me ontem ao Pavilhão PT pensando que ia passar uns momentos agradáveis assistindo ao jogo de Sub 20 entre as formações do Clube PT e do Maia, numa tarde chuvosa e cinzenta de Domingo.
Puro engano, não pela falta de aplicação dos contendores, muito menos pelo Basquete possivel de ser praticado pelos mesmos.
Mas então porquê senti no ar e no semblante de todos únicamente sentimento de engano e tristeza?
Por constatar que quem de direito no nosso Distrito, ou seja, a associação de basquetebol de Coimbra continua em alguns casos a permitir que se brinque ao basquetebol, que se ponha enm causa o trabalho de outros agentes da modalidade e para cúmulo se conclua, salvo melhor opinião, não ter coragem de agir como deveria fazer no capitulo das arbitragens.
Passemos áos factos:
1 -É intolerável que se continue a verificar atribuições de jogos a árbitros, jovens de formação e experiência para jogos de escalões em que a "agressividade" e o contacto são por demais evidentes.
2 - É vergonhoso num dia em que práticamente não se verificaram jogos de basquete por ai além um só árbitro num jogo de Sub 20 em que a velocidade ímposta pelas equipas em contenda mereceria obrigatóriamente 2 árbitros, com condições fisicas de poderem acompanhar e ajuizar todo o jogo, situação não acontecida devido a haver só um árbitro, com limitações fisicas fácilmente detectáveis pelos presentes no pavilhão.
3 - Deslumbramento pelas constantes interrogações do árbitro em saber se decidir para que direcção, tal a insegurança que lhe ia pela alma, restando por norma efectuar um imenso número de falhas técnicas e deficientes juizos nas decisões disciplinares.
3 - Tristeza, por deslumbrar na mesa sómente duas oficiais, quando se exigiam no minimo três, não havendo 24 segundos por norma, só aqui e ali lá se ia registando tal facto.
Por tudo o atrás citado, duas conclusões se retiram:
- A primeira é do jovem árbitro e as oficiais serem os menos culpados, já que tudo tentaram fazer e ultrapassar pelo melhor, devendo únicamente atribuir-se culpas quem super-intende a arbitragem distrital, a A.B.C.
- A segunda, na continuidade da primeira, uma leitura pessoal que devia interrogar o Srº Presidente da ABC. Num altura em que constantemente muitos gritam por falta de juizes e árbitros, sem coragem em quererem reflectir sobre as reais razões que levaram muitos árbitros a deixarem a actividade, continuarem-se a verificar situaçõe destas, quando para outros jogos, que supostamente mais retornos proporcionam, árbitros e juizes em número e qualidade não faltarem, constatando-se serem sempre os mesmos nomeados, como únicos de distinção avaliada para tal. Seria bom os clubes, únicos agentes por direito, serem conhecedores do relatório minucioso do quadro de nomeações e retribuições relativamente aos árbitros e juizes de mesa durante os últimos dez anos.
De certeza que tal efectivação, que só á ABC ficaria bem, teria no minimo a virtude de se encontrar resposta para muito do que vai acontecendo pela arbitragem distrital, bem como se concluir da veracidade e justiça de muito repúdio efectudo por muitos agentes da modalidade, quase sempre ignorado por quem se julga do POSSO, QUERO e MANDO.
Por final, uma consideração aos atletas e técnicos presentes, tal foi a paciência e capacidade em ultrapassarem uma partida de basquetebol que de alegria e prazer nada oferecendo, únicamente serviu para deixar mais uma marca negativa do Basquetebol distrital, que alguns "bem-pensantes distritais da modalidade" teimosamente as demais pretendem impor como sendo dos melhores do Pais.
Parabéns ao Maia pela vitória e ao Clube PT pela entrega no jogo.
Um adepto

2 comentários:

Anónimo disse...

Os dirigentes desportivos só deviam falar de arbitragem nos locais próprios.
Falar dos árbitros quando perdem FICA MAL aos dirigentes desportivos.
Porque quando ganham, os dirigentes desportivos ficam caladinhos que nem uns ratos, nunca dando razão à indignação do outro lado.
Portanto, os dirigentes desportivos deviam contribuir para o crescimento da arbitragem e não entrarem neste joguinho quando perdem.
Se têm a falar, os dirigentes desportivos devem fazê-lo apenas nos locais próprios.

Ai o Senhor Moura já não é bem dirigente desportivo?
Então desculpem.

HRS disse...

O caro anónimo não leu o comentário com atênção, pois não se está a dizer mal do árbitro, foi talvez o menos culpado do que aconteceu. E se calhar não tem sorte, já no fim de semana passado também apitou sozinho na PT. O mesmo tem práticamente a mesma idade dos jogadores e até já jogou contra eles, logo a sua autoridade fácilmente é posta em causa. Ainda os treinadores e os jogadores foram muito pacientes, para entender a situação em que este jovem árbitro foi colocado e no final ainda recebeu alguns abraços de jogadores de ambos os lados. A arbitragem de Coimbra mais uma vez ficou mal na fotografia e depois dizem que não há árbitros, espero que este jovem não seja mais um a abandonar.