.

terça-feira, junho 15, 2010

O GRITO PELO DIREITO AO DESPORTO

Somos Mães, Pais e Encarregados de Educação de crianças e jovens que frequentam o Clube PT, na modalidade de Basquetebol.
No presente momento, na cidade de Coimbra, vive-se uma situação indesejável que a todos vai afectar.
Cerca de duas centenas de jovens, praticantes da modalidade de basquetebol, com idades compreendidas entre os 5 e os 20 anos, em escalões de formação não remunerados, têm durante anos, de uma forma exemplar, demonstrado empenho, dedicação e entrega absoluta, tendo alcançado títulos inegáveis a nível regional e nacional:
 Recentemente, a equipa de Sub 18 masculinos, após se ter consagrado campeã distrital, disputou a XIV Taça Nacional, bem como a equipa dos Sub 16 masculinos, vice-campeã distrital posteriormente integrando a IX Taça Nacional, tendo cada uma das equipas, função do seu excelente desempenho, garantido para a Associação de Basquetebol de Coimbra, 1 vaga em ambos os escalões nos campeonatos nacionais da próxima época;
 As Sub 14 Femininos obtiveram o 2º lugar no distrital com apuramento para o nacional - 5º lugar no grupo com apuramento para a 2ª fase do interassociações - 3º lugar no grupo que equivale a terem ficado entre o 9º e o 12º lugar (entre 16 equipas);
 As Sub 16 Femininos conseguiram o 2º lugar no distrital e um 2º lugar no torneio interassociações (entre 18 equipas);
 Anualmente são chamados às Selecções Distritais, nos diversos escalões, vários atletas em representação do Clube, participando na Festa do Basquetebol em Portimão, juntamente com cerca de 1000 atletas praticantes desta modalidade;
 Deste Clube e, desta modalidade, já foram e continuam a ser actualmente convocados, vários atletas de diversos escalões para as Selecções Nacionais (actualmente estão nos trabalhos das selecções, 1 atleta nos SUB18 Masculinos, 2 jogadoras das Sub 14 F chamadas para estágio de observação da selecção nacional e 2 jogadoras Sub 16 F no grupo da selecção nacional mais 1 já observada);

Neste mundo, onde diariamente muitos jovens se iniciam na toxicodependência, no alcoolismo, fazendo da sua vida uma vida de risco; em que a muitos jovens é negado diariamente o direito à vida, à família, à escolaridade levando a que as nossas instituições de acolhimento cada vez tenham mais crianças e jovens de risco; no nosso mundo, no nosso país, na nossa cidade, vários pais lutam para que os seus filhos e filhas, possam ter uma vida sã, e crêem ser imprescindível para o desenvolvimento e crescimento saudável, a prática desportiva, factor de protecção na conceptualização do desenvolvimento integral de crianças e jovens.

O desporto é, hoje em dia, aceite pelos mais altos organismos. A Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece a enorme importância da actividade física para a saúde física, mental e social, capacidade funcional e bem-estar de indivíduos e comunidades. Aponta para a necessidade de políticas e programas que levem em conta as necessidades e possibilidades das diferentes populações e sociedades, com o objectivo de integrar a actividade física ao dia-a-dia de todas as faixas etárias, em todos os sectores sociais, especialmente na escola, no local de trabalho e nas comunidades. A aprovação da Carta Europeia do Desporto, em 24 de Setembro de 1992, e a sua adopção pelo Comité de Ministros, sublinha a obrigação de todos os governos apoiarem e promoverem o desporto, de acordo com os princípios nela enumerados. A Sociedade Portuguesa de Pediatria considera o desporto essencial para um saudável desenvolvimento da criança e jovem. A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade global no século XXI, que seja justa, sustentável e pacífica. O documento procura inspirar em todos os povos um novo sentido de interdependência global e de responsabilidade compartilhada pelo bem-estar da família e do mundo em geral.
No passado dia 9 de Junho, oito dias após o Dia Mundial da Criança, fomos surpreendidos, da forma mais chocante, de que o sonho que tem acompanhado e levado à manutenção destes jovens na prática desportiva, é atirado ao lixo, não reconhecido, sendo tratadas estas crianças e jovens da forma mais leviana. No próximo dia 30 de Junho, as chaves do pavilhão onde muitos jovens, durante 15 anos, têm passado parte das suas vidas, onde arranjaram amizades, onde fizeram investimentos de tempo e afectos, praticando o seu desporto favorito, têm que ser entregues porque o edifico foi vendido (informação que nos foi veiculada).
É inacreditável que o esforço que tem sido desenvolvido durante 15 anos pelos Encarregados de Educação e pelos nossos filhos e filhas e, por estes atletas, seja totalmente ignorado e desprezado por adultos dirigentes, ditos, responsáveis.
Esta notícia foi tanto mais chocante pois, no Sarau de Encerramento da Época Desportiva 2008/9, onde estavam presentes os atletas, amigos, dirigentes do Clube PT, da modalidade de Basquetebol do Clube PT da secção local de Coimbra do Clube PT, Presidente da Direcção Local de Coimbra Clube PT, Eng. Maurício Carvalho, Presidente da Direcção da Zona Centro Norte do Clube PT, Sr. José Seguro, Vice-Presidente da Direcção Local de Coimbra Clube PT, Eng. Valdemar Ralha, representantes dos outros clubes da cidade de Coimbra, representantes da Associação de Basquetebol de Coimbra, os nossos patrocinadores, e outros, o Vereador de Desporto da nossa cidade, Dr. Luís Providência disse, para todos os presentes e, sobretudo, para os nossos jovens atletas, que iriam continuar a poder praticar a modalidade basquetebol neste Clube, pois ele assumia a responsabilidade, de não permitir que fosse tomada qualquer solução que fosse contra o interesse desportivo destes jovens. Referiu que, nunca seria autorizado pela Câmara Municipal de Coimbra, o despejo destes jovens e entrega da chave deste Pavilhão, sem que houvesse outra alternativa em Coimbra, cujo local foi para todos anunciado, o terreno contíguo aos Bombeiros Voluntários no Vale das Flores e, foram entregues na presença de todos, duas plantas já elaboradas do futuro pavilhão, uma dirigida ao Coordenador da modalidade de Basquetebol do Clube PT, Eng. Fernando Antunes e outra ao Sr. Moura Távora, que foi um dos grandes dinamizadores da modalidade nesta secção local do Clube PT e que ajudou a que durante estes 15 anos, o sonho dos miúdos fosse uma realidade, tornando assim mais sólida a ideia de que, nunca iria acontecer o que vem agora escrito na notícia.
Posteriormente, fomos informados pelo Coordenador da Secção de Basquetebol do Clube PT, que tinha sido convocado, assim como outros elementos ligados à Direcção do Clube PT, para visitarem pessoalmente e no local, o referido terreno. Também o Senhor Presidente da Câmara, Dr. Carlos Encarnação, mostrou-se desde o inicio sensível ao problema, e quis pessoalmente demonstrá-lo, ao receber no seu gabinete da edilidade, o Coordenador da modalidade de basquetebol do Clube PT, Eng. Fernando Antunes, tendo tido com este uma reunião, na qual transmitiu estar a par do problema inerente à provável venda do pavilhão, e reiterou, tal como o seu Vereador do Desporto, Dr. Luís Providência, a necessidade e exigência de encontrar uma alternativa para a continuação da prática desportiva destes atletas.
Nós, como Mulheres e Homens, acreditámos plenamente na notícia do nosso representante e nas palavras que tínhamos ouvido do nosso Vereador do Desporto, Dr. Luís Providência, no nosso Sarau.
Estamos desta forma dependentes e confiantes que o Dr. Luís Providência, juntamente com o Dr. Carlos Encarnação, tudo fará para cumprir e honrar a palavra dada, sobretudo a estes jovens em formação.
Apelamos, assim, a todas as entidades, organismos, comunidade local e regional, que abracem connosco esta causa, e o demonstrem de alguma forma, pois impõe-se neste momento, lutar pela continuidade do basquetebol, que ao longo destes 15 anos, tem dado provas de que é imprescindível para o desporto nesta cidade e, para a formação e evolução destes jovens de hoje, adultos de Amanhã.
Não queremos que estas crianças e jovens tenham como exemplo, o pior exemplo, a Mentira, o ser-lhes negado o direito que lhes é conferido, o de praticarem desporto.

Deixem-nos continuar a jogar basquetebol!

Coimbra, 11 de Junho de 2010



As mães, pais e encarregados de educação

Sem comentários: