.

sexta-feira, junho 11, 2010

Sexta-Feira, 11 de Junho 2010
Escrito por Ricardo Busano

Mário Mexia é nome de pavilhão
Homenagem ao «maior basquetebolistade sempre»

Quem o viu a jogar basquetebol não tem a menor dúvida: «Mário Mexia foi o melhor basquetebolista de todos os tempos», porém, não só na vertente desportiva Mário Mexia se destacou, uma vez que, como relembra quem de perto conviveu com ele, «era um homem e um cidadão exemplar».

A decisão da homenagem partiu da Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra (AAC) e de um grupo de amigos de Mexia, e, das muitas iniciativas que durante o dia de ontem se realizaram, o ponto alto foi o descerrar da placa que atribui ao Pavilhão Multidesportos de Coimbra o nome de dr. Mário Mexia. A partir deste momento, o equipamento desportivo «mais nobre da cidade», segundo Luís Providência, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, denomina-se Pavilhão Multidesportos “dr. Mário Mexia”.

Luís Viegas, presidente da Secção de Basquetebol da AAC, mostrou-se sensibilizado pela merecida homenagem, afirmando que «Mário Mexia era um líder natural de equipas de basquetebol». Já Carlos Encarnação, edil de Coimbra, destacou as qualidades desportivas e humanas de Mário Mexia e reconheceu que a homenagem foi um singelo gesto dada a dimensão do homenageado. «A Académica é uma escola de formação de atletas e cidadãos e a qualidade de Mário Mexia confirma isso mesmo». Mário Mexia (filho) considerou «justa e honrosa» a homenagem ao pai, não deixando de recordar as qualidades desportivas e de cidadão do pai.

O ponto de encontro foi marcado para as 14h00, no Campo Santa Cruz, onde foi também descerrada uma placa evocativa do homenageado. De seguida, os presentes rumaram ao Cemitério da Conchada para lembrar todos os atletas e dirigentes que representaram o Basquetebol da Académica. Pelas 17h00 realizou--se uma Missa em memória de Mário Mexia e todos os que já deixaram a vida terrena, tendo o dia terminado com um jantar na Quinta das Lágrimas.



Autarquia vai disponibilizar terreno para pavilhão

Carlos Encarnação anunciou aos presentes a autarquia conimbricense «está a envidar esforços para disponibilizar um terreno onde será construído um pavilhão para a Académica, no objectivo da instituição continuar a desenvolver o basquetebol, cumprindo-se, assim, um desejo do homenageado». O autarca, acrescentou, que esta decisão, tal como a da homenagem a Mário Mexia, «deverá ser consensual».

Segundo foi possível apurar, o referido terreno será junto ao Quartel dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, no Vale das Flores.



A nossa homenagem vai também para o saudoso Mário Mexia .


Mas, só uma pergunta esse pavilhão não é o mesmo que nos foi prometido aqui  ????

para que saibam ...

9 comentários:

Anónimo disse...

eu estava lá, e...
Será que não é o mesmo que nos foi prometido há um ano atrás???

cristina monteiro (mãe de um atleta da secção de basquete do clube PT)

Margarida disse...

Eu que confio nas pessoas, tenho apenas que pensar "Concerteza que deve haver algum engano???!!!"

Margarida Figueiredo ( seccionista e mãe de um atleta do clube PT)

Anónimo disse...

Seguramente que não! Somos adultos responsaveis. Quremos dar aos nossos filhos o melhor exemplo e contribuir para a formação da sua personalida.Vivemos em uma sociedade regida por regras e onde os valores devem estar presentes!
Penso que os nossos representantes não dariam o pior exemplo para estes jovens, O DA MENTIRA E O NÃO RESPEITO PELA PALAVRA E PELA DIGNIDADE HUMANA.

Anónimo disse...

segundo sei os pavilhoes seriam na mesma zona, junto aos bombeiros, mas em pontos diferentes. nao em parece que tenham prometido o mesmo terreno, ams sim 2 terrenos difeentes na mesma zona. Atençao, pois podem estar a fazer confusao.

sandra disse...

Cada vez que aqui venho há mais novidades,o pior é que essas novidades não são as melhores!!
É triste que se prometa instalações novas a clubes que têm instalações para paticar a modalidade; e quem realmente precisa porque simplesmente vai ser posto na rua não tenha instalações.
É certo que o Pavilhão Multiuosos não é da AAC; mas é certo que a AAC pode continuar a jogar lá pelo menos num futuro próximo.
E o Clube PT?!
Vai continuar a existir?!

O senhor vereador já se esqueceu que quem não tem pavilhão é a PT?!
Será que se esqueceu que também foi nesse exacto local que prometeu à PT ser construido um pavilhão?!

Promessas...Políticos...
Valem o que valem...

É realmente triste, muito triste....

JN disse...

Caro anónimo 11 de Junho de 2010 13:31.
O pavilhão que nos foi prometido foi no terreno ao lado dos Bombeiros onde actualmente está o campo de futebol do quartel.
A nós ninguem nos prometeu terreno, mas sim o pavilhão.

Anónimo disse...

Mas vai ter dois andares, só ainda não decidiram quem ocupa o R/c e o 1º Andar. É só rir.....

Anónimo disse...

O que sabia ate a alguem tempo era que ambos os pavilhoes iriam ser construidos nessa zona (junto aos bombeiros).
e quanto à aac ter casa... têm os seniores, e os escaloes de formaçao de vez em quando teem quando nao teem vao para montemor, para as escolas, ou fazem os jogos em casa no pavilhao do adversario

Anónimo disse...

O problema do pavilhão da PT é um caso sério e deve ser resolvido para bem do basquetebol de Coimbra.
Por favor, não deixem que este problema se transforme numa "guerra" PT - Académica.
Todos merecem o seu espaço, pois, todos são o seu melhor pelos seus atletas e pelo nosso basquetebol.