.

domingo, abril 05, 2009

Festa do Basquetebol Juvenil / Portimão 2009 ( Parte I )

A Festa terminou,e se é justo saudar todos aqueles que nela participaram,é de elementar justiça particularizar o esforço desenvolvido pela AB Algarve em parceria com a CM de Portimão pelo exemplo dada ao País no que considero ser já um Evento da Interesse Nacional.Assim outras autarquias utilizassem os dinheiros públicos em prol de toda uma comunidade e não no suporte financeiro de projectos privados onde os benefícios (caso existam) têm um limitado impacto no desenvolvimento socio desportivo das várias comunidades regionais.

Ainda que possa ser discutível uma abordagem competitiva a este Evento (pessoalmente nada tenho contra) a verdade é que existe um escalonamento classificativo entre todas as Associações representadas, escalonamento este que resulta dos vários jogos de basquetebol que as várias Associações disputam entre si dando-lhe portanto um carácter competitivo que tem que ser aceite.

Que leitura qualitativa se pode já retirar:

1 - O Norte é mais forte que o Sul no basquetebol juvenil
2 - Uma clara homogenidade apresentada pela AB do Porto uma vez que foi a única que esteve presente nas 4 finais disputadas
3 - AB Aveiro mais forte no sector feminino(2 titulos)
4 - AB Porto mais forte no sector masculino (2 titulos)
5 - Algunas Associações outrora baluartes do basquetebol juvenil, hoje sem capacidade competitiva para contrariar os argumentos apresentados pelas Associações do Porto e Aveiro( Ex. Lisboa / Setúbal )
6 - Não aparecimento de novas Associações com capacidade competitiva major
7 - A consolidação das AB do Porto e Aveiro como expoentes máximos do basquetebol juvenil em Portugal, parecendo este ser o resultado de um trabalho sustentado e não fruto do aparecimento apenas de um grupo espontaneo tendo em conta a manutenção dos resultados apresentados em anos anteriores.

Sabemos que é bem mais difícil a manutenção em lugares de topo do que a chegada a esse mesmo topo e, sabendo que no ano anterior a AB Porto tinha estado em 3 finais, tendo conseguido o pódio em todas as categorias(4),conseguiu este ano melhorar esses resultados pois disputou todas as finais possíveis(4)alcançando assim o 1º ou 2º lugar em qualquer uma das competições. Notável portanto!
Uma palavra também para a AB de Aveiro pois,se no ano anterior,tinha participado em 2 finais,conseguiu este ano manter esse nivel competitivo sendo de resto a única Associação a repetir um 1º lugar,nomeadamente no segmento Sub 14 Fem.

Sobre os resultados obtidos pela AB Coimbra,e como não é/foi possível saber quais eram os objectivos quantitativos definidos para este Evento, ficamos sem saber se foram Bons, Maus ou Mais ou Menos.Podemos no entanto compará-los com os resultados do ano anterior e ao fazê-lo, ficamos com a ideia que não existiu uma evolução competitiva nos nossos jovens atletas sendo que, o contrário também é verdade.
Se por um lado este ano a ABC não disputou nenhuma final nem teve acesso a nenhum lugar no pódio,também é verdade que conseguiu melhorar os resultados que tinha alcançado no ano anterior no segmento masculino.
Parece ser pois possível afirmar,analisando o conjunto de dois anos(2008/2009)e quando comparados com os resultados obtidos contra outras Associações congéneres, o basquetebol juvenil do distrito tem competencias para competir em pé de igualdade no segmento feminino,estando o sector masculino no patamar imediatamente inferior.

Tendo em conta os resultados apresentados pelo sector feminino penso ser neste momento o timing ideal para que os clubes com interesse nesta área demonstrem se querem ou não aproveitar esta oportunidade pois as atletas já deram sinais de que o potencial de desenvolvimento existe.Esperamos e desejamos que o sector masculino consiga tambem alcançar este objectivo, esperando no entanto pelos resultados a obter no próximo ano de forma a consolidar esta ideia.

Abraço

F