Classificação final.
Boa prestação da nossa equipa. Cinco vitorias, quatro delas em casa, só perdendo os dois jogos contra os dois primeiros classificados.
Mesmo assim, as derrotas contra as equipas, da Oliveirense em casa e FC Porto fora, ambas por 3 pontos, deixam um amargo de boca e a sensação que poderia ter sido melhor.
Para o ano, uma vez que a única equipa que representava a ABC ficou classificada em 7º lugar, Coimbra deixa de ter lugar nos campeonatos nacionais deste escalão.
Se a este facto acrescentarmos que ao nível distrital esta equipa é a que mais titulos tem conquistado é caso para dizer... "algo vai mal no reino de Portugal".
32 comentários:
Boa prestação com 9 derrotas em 14 jogos?!!? E ainda por cima perderam a única vaga do distrito para o nacional!... Pois, percebo...
Pois mas se fosse só a vaga de Sub 18 Masc. o Distrito perde também as 2 vagas nos Sub 16 Masc. e a vaga das Sub 16 Fem. Mas a Associação de Coimbra bem o merece pois nada fez em apoio aos seus filiados. Como Ex: Jogo PT - Vasco da Gama Sub 18 Masc. a PT só não ganhou o jogo porque para a Associação é bom ver a PT perder (Nomeou um Ex A.Porto que só se preocupou em garantir a vitória do Vasco e ir comemorar com eles)
Já agora observem onde aparece a Associação de Coimbra nos jogos da AAC Seniores Masc. e Olivais Seniores Fem. pois ai aparecem nos jornais os outros escalões não dão fotografias.
A questão de fundo é bem diferente e quem escreve sistemáticamente estes comentários sabe-o bem, só que não o assume porque é mais fácil e prefere criticar as equipas da PT que vão aos campeonatos nacionais. Provavelmente dá mais gozo essa critíca do que dizer a verdade que é só uma: as equipas da PT conquistaram no campo o direito a estarem presentes naqueles campeonatos, ou seja, em competição directa foram mais fortes que os seus adversários distritais o que nos leva a concluir que qualquer outra equipa do distrito não teria melhor desempenho desportivo no campeonato nacional e assim sendo lá se perderiam os mesmos lugares para o próximo ano, ou não será esta a verdade? Não façam demagogia barata e assumam de uma vez por todas que o basquete no nosso distrito, isto inclui todos os clubes, que ninguém se tente pôr de fora porque quer queira quer não está no mesmo barco, é claramente mais fraco que nos distritos de Aveiro e Porto. Quanto ao jogo em Vila Real era importante perguntar aos dirigentes da ABC porque será que nenhum, nem um único, se disponibilizou a acompanhar a equipa da PT, aliás a exemplo de outras situações semelhantes, para assistir in loco à forma como se conseguem obter "por outros meios" lugares nos campeonatos do próximo ano...
Quando se trata de defender os clubes filiados e mais ainda os interesses da própria ABC ninguém aparece, talvez porque não estejam lá os jornais de Coimbra para tirar umas fotos que ficam sempre bem...
Parabéns à AB de Vila Real que sabe defender os seus interesses e os dos seus clubes, uma lição que alguém deveria aprender...
É só olhar para a classificação e perceber que a mesma foi decidida por cesto-average entre os dois clubes, será preciso dizer mais alguma coisa?????
Mas que grande discurso! Não deite a culpa só para cima dos outros. É feio. A prestação da equipa foi mesmo má e não é bonito dizer que foi assim porque a ABC isto e a comunicação social aquilo... Ora essa.
mais uma vez a deitarem a culpa emcima dos arbitros. Parece que se esquecem por breves momentos, que sem eles, ninguem joga ;)
Os atletas têm os treinadores que merecem....os treinadores têm os dirigentes que merecem...os dirigentes têm os Clubes que merecem...os CLubes têm as Associaçoes que merecem e as Associações....nao merecem nada..mas têm tudo...porque?
Sobre a polémica subscrevo o que julgo ser importante: ´não me parece que seja importante o CLube PT ter ficado em 7º 8º ou 9º era irrelevante para o Clube mas..seria irrelevante para a ABC correr o risco de perder um representante num campeonato nacional? Afinal quem ficou a perder? Foram os altetas do Clube PT ou todos os atletas Sub 18 que para o ano não poderão participar numa competição de caracter nacional? Não me parece que seja necessário ser dirigente de nada para encontrar a resposta!
Muito se tem falado(escrito) sobre este "caso" mas não foi o unico onde a mesma questáo estava em causa. Recordo que uma outra equipa de Coimbra esteve tambem envolvida numa situação igual ou seja, dependia do ultimo jogo para que a ABC mantivesse um lugar numa outra porva nacional,refiro-me ao Campenato Nacional de Sub16 Feminino.Reparem que disse a ABC e não o clube em si!Sabemos que para alem da dificuldade do proprio jogo em si, era um jogo no Porto e marcado para as 09.30 da manha! Que aconteceu? Qual o suporte dado pela ABC? Qual o lobby efectuado pela ABC para que, pelo menos a hora do jogo fosse alterada? A informação que tenho é que nada acontece e quando nada acontece é porque tudo está bem.
Curiosamente ainda no fim de semana passado uma outra equipe de Coimbra ganhou o direito de participar numa Final Four de uma competição nacional tendo para isso que competir num finalissima com uma equipe de Lisboa, encontro este realizado em Leiria. Seria normal que tivesse estado presente um representante da ABC tendo em conta o que estava em causa. Que terá acontecido? Falta de informação ou simplesmente ausencia de fotografo na conferencia de imprensa para o lançamento do jogo? Admito que a segunda hipotese tenha vantagem sobre a primeira.
Ainda a proposito desta FInal Four a realizar este fim de semana na Nazaré espero com gosto de ver por lá alguem da ABC, a Nazaré é terra de boa gente,a paisagem vista do Sitio é Excelente e estou certo a agua do mar sera convidativa a um bom mergulho, a não ser que....que..será que ficarão todos para a votação? Será que ficarão todos para ver algo monotono.aborrecido,chato,demasiadomal jogado para ser considerado acontecimento desportivo do ano mas que no final pode valer mais uns pontos para as proximas eleiçoes autarquicas ou outras?
Como tudo na vida, esta será sempre o que dela quisermos fazer,e tudo o que quisermos fazer depende sempre de quem o faça. Nao se queixem os clubes dos arbitros mas sim dos dirigentes pois se os primeiros nao os podem escolher..já aos segundos este poder está nas maos dos Clubes.
Abraço
F
se as equipas de sub 16 e sub 18 da pt foram ao nacional e porque no campeonato distrital jogaram bem para merecer este lugar. hoje em dia quem, decide o jogo sao os arbitros...
Tem tudo dor de cotovelos da PT , a verdade é só uma e é unica!!
A PT é o clube de coimbra mais odiado pelos arbitros, e isto é pura verdade...
Depois, a equipa de sub-18 da PT podia muito bem ter ficado mais acima na tabela , têm toda a razao, mas não foi só por culpa propria que nao atingiu esses niveis, e quem ajudou a esse fracasso foram os grandes arbitros que temos em Coimbra, ( alguns frostrados do basket uma vez que não passam de arbitros regionais à uma serie de anos... e chegam ao cumulo de durante o jogo andar a dialogar com pessoas da bancada) será que isto é normal? Pois... voltando à equipa de sub-18, não tem de ser criticada uma vez que estava no nacional com todo o merito , uma vez que era de longe a melhor equipa do distrito...
Isto é bem feita para a ABC, pois ainda por cima revela o trabalho, ajuda, empenho que tem no basket de coimbra e na ajuda aos clubes...
Pavarotti
Ás tantas devia ser a ABC a ver se os atletas andavam na rua de madrugada antes de um jogo...
...e quantos dirigentes das associações de Aveiro ou do Porto ou de Vila Real foram vistos no pavilhão da PT nos jogos das suas equipas associadas?
Há sempre erros a apontar à ABC mas daí a dizer que a culpa dos insucessos das equipas na PT são responsabilidade da ABC é no mínimo atirar areia para os olhos de quem segue basquetebol em Coimbra.Deixem-se dos choradinhos habituais, de que são odiados e que ninguém gosta de vocês, e tentem trabalhar mais e melhor que são o clube de Coimbra com melhores condições para isso...
O anonimo anterior tem razão. Se os dirigentes da ABC nem ao pavilhão do Clube PT veêm, porque carga de agua iriam fora?
boa tarde Pavarotti.
Então dor de cotovelo da PT.
O que fez até ao presente momento a PT para os outros clubes terem dores de cotovelo.
Já comparou o historial de clubes desta cidade com o percurso da PT.
Dores de cotovelo, porque por ser clube de empresa.
Então porque é que andam com uma mão atras e outra á frente para saberem onde vão jogar na proxima época.
Os outros clubes tem uma historia que se identifica com eles. E a PT identifica-se com quem?!!!!
Um abraço
No fim de ler todos estes comentários... Fiquei com uma dúvida?
Porque razão ninguém teve a coragem de escrever o seu nome???
Não seria interessante ver toda esta colaboração (13 comentários) em prol da modalidade...
É claro que cada um tem as suas preferências clubisticas, mas será que isso nos faz afastar de querermos o melhor para os nossos filhos? Seja no clube onde eles treinam, seja na selecção distrital, ou mesmo nacional...
É tempo de reflectir com seriedade, aquilo que queremos no futuro...(o futuro dos nossos atletas) não é com intrigas e recados nos "comentários" que lá vamos, mas sim com frontalidade e humildade de assumir e discutir os problemas abertamente.
O que vão pensar os atletas após lerem todos estes comentários?!?
Haja bom senso... e por favor não sejam Tartarugas...
O meu nome é Ricardo Bettencourt.
Bons jogos de Basquetebol para todos.
Olha este artista que no ano passado andava as cabeçadas com a secção de basket e agora vem para o blog em conhecedor da dita matéria e a defender a PT.Se tivesse "CONHONES" não vinha para o blog falar o que não sabe e armar-se em menino bonito.
O MARRÃO
Os arbitros chegam a vestir o equipamento de equipas , a vir de Aveiro para arbitrar jogos em Coimbra ( chegam atrasados e querem é despachar o jogo , pegar no dinheiro e irem embora ) e eu pergunto então quem é que os nomeia?
Não é a abc? Porque carga de água vêm dizer que têm muitos e bons árbitros em Coimbra e afinal de contas têm de vir dos outros distritos para apitar jogos em Coimbra? Até porque os referidos árbitros de Coimbra são todos da Figueira!
Quanto ao ncional , se as equipas da pt que não conseguiram ficar a cima da linha de água e foram elas que passaram com todo o mérito para o referido campeonato , inclusive ganharm o distrital , imaginem agora aqueles que não foram ao nacional , o papel que fariam.
É fácil falar de fora , criticar , chamar nomes , gozar até vir aqui escrever comentários só para provocar , mas a VERDADE é que o Basquetebol de Coimbra não tem nada nem nunca terá a haver com o Basquete de outros distritos.
Também compreendo que para as equipas que não vão ao nacional seja fácil criticar , porque realmente não sabem comparar a competiçao e o próprio basquete!
Ramiro
Abraço
Concordo com o Ramiro,porque estes arbitros de Coimbra a maior parte deles são regionais(já estão á 4 e mais anos)nesse escalão,ainda não perceberam que os maiores culpados são eles e com prejuizo monetáriamente porque para o ano vão apitar menos jogos no Nacional.Os arbitros das outras Associações defedem os seus Clubes e estão a borrifar-se se são caseiros ou não,o que interessa é meter mais equipas nos Nacionais.Agora os de Coimbra só querem apitar os Distritais e Inter-Associações para chularem os Clubes do Distrito de Coimbra.Basta ir as nomeações dos arbitros e veem esses mesmos a apitar 4 e 5 jogos por semana e os vários arbitros estagiários apitar zero ou 1 jogo por semana( e meus senhores já vi por várias vezes esses jovens apitar melhor que os seus colegas com mais anos de apito,sabem porque não inventam e são honestos)A culpa não são desses arbitros,mas sim de quem está a frente do CAB, de quem faz as nomeações e dos padrinhos
UM ABRAÇO
ANTÓNIO
Concordo com o Ramiro,porque estes arbitros de Coimbra a maior parte deles são regionais(já estão á 4 e mais anos)nesse escalão,ainda não perceberam que os maiores culpados são eles e com prejuizo monetáriamente porque para o ano vão apitar menos jogos no Nacional.Os arbitros das outras Associações defedem os seus Clubes e estão a borrifar-se se são caseiros ou não,o que interessa é meter mais equipas nos Nacionais.Agora os de Coimbra só querem apitar os Distritais e Inter-Associações para chularem os Clubes do Distrito de Coimbra.Basta ir as nomeações dos arbitros e veem esses mesmos a apitar 4 e 5 jogos por semana e os vários arbitros estagiários apitar zero ou 1 jogo por semana( e meus senhores já vi por várias vezes esses jovens apitar melhor que os seus colegas com mais anos de apito,sabem porque não inventam e são honestos)A culpa não são desses arbitros,mas sim de quem está a frente do CAB, de quem faz as nomeações e dos padrinhos
UM ABRAÇO
ANTÓNIO
Resumindo os comentarios que foram sendo escritos, todos vão bater nos arbitros. Mas serão os arbitros que falham as bandejas, são os arbitros que falham os lances livres. Não podem despejar nos arbitros as frustrações de uma semana de trabalho e os insucessos desportivos. Tem de ser respeitados, em primeiro lugar por dirigentes dos clubes, directores e publico o que muitas vezes não acontece. Muitas vezes são os proprios treinadores e dirigentes a contribuir para esse mau estar. E treinadores com bastante experiencia mas muita falta de formação e conhecimentos basicos para a modalidade. O pior é julgarem que sabem tudo e a modalidade vai evoluindo e vai havendo alterações. Felizmente que ainda vai havendo arbitros que se sujeitam todos os fins de semana apitarem bem ou mal não esta em causa para ouvirem muitas vezes aquilo que quem chama tambem não gostava de ouvir. Dá para pensar. Quem deixa sair pela boca fora tantas asneiras já pensou se estava no lugar do outro. Porque não se atrevem a fazer o curso. É mais facil falar da bancada. Até pessoas com familiares na arbitragem e são os primeiros a agredir verbalmente. Mas não há santos, uns mais outros menos. Acontece em todo o lado. Assuntos que podem ser tratados e falados na grande Reunião do Basquete, dia 23 de Maio. Que seja um debate positivo e não um lavar de roupa suja.
A bem da modalidade. Abaixo os interesses.
Força para quem gosta do basquetebol.
"voltando à equipa de sub-18, não tem de ser criticada uma vez que estava no nacional com todo o merito , uma vez que era de longe a melhor equipa do distrito..."
QUE LOL..quem viu a fase final sabe bem que isto nao é de longe verdade, vale a estrutura fisica de alguns atletas e a tecnica de um!
Pois se calhar a mesma "técnica de um" que levou ao colo a equipa que se classificou em 2º lugar!
Enxerguem-se e não inventem mais tretas, afinal quantos jogos perdeu esta equipa a nível distrital nas últimas três épocas? E depois ficam ofendidos quando se fala de dôr de cotovelo, é que são comentários como o anterior que levam a concluir que não se trata de outra coisa...
...e são comentários como o anterior (11 de Maio de 2009 22:10) que mostram que há muita gente a falar sem saber. Quem viu a fase final (ou a final, apenas) viu que os 3 jogadores mais influentes do 2º classificado foram excluídos bem cedo na partida. Ainda assim, a 1 minuto do final, o jogo estava empatado.
Não se percebe, também, porque é que para se defenderem, algumas pessoas falam da prestação desta equipa da PT em comparação com outras equipas do distrito. São competições bem diferentes, a começar pelo facto de, à partida, os treinadores não conhecerem tão bem atletas ou treinadores como nas competições distritais.
A fazer uma avaliação, deverá ser feita no sentido: será que esta equipa, com estes jogadores, não podia ter feito mais? Se não, é pena!
"A fazer uma avaliação, deverá ser feita no sentido: será que esta equipa, com estes jogadores, não podia ter feito mais? Se não, é pena!"
OK! Pergunta bem colocada, mas que não invalida que as pessoas se defendam fazendo a comparação com outras equipas do distrito uma vez que são pessoas ligadas a outras equipas do distrito que constantemente põem em causa e tentam desvalorizar a prestação desta equipa.
Como se disse os resultados nas últimas três épocas e os números são esclarecedores a nível distrital, portanto virem falar de um e de um só jogo da final 4 é redutor e tem a clara intenção subreptícia de tentar pôr em causa a justeza do título distrital, mas enfim cada um com a sua análise e a sua consciência...
Quanto à pergunta própriamente dita é minha opinião que de facto havia a possibilidade de se ter feito um pouco mais, mas isso são análises um pouco subjectivas para quem está fora dos grupos de trabalho e não pode saber todos os factores que pesam no rendimento semanal de cada um!
Não acho que, pelo menos nos últimos comentários, tenha sido posto em causa que o Clube PT foi um justo vencedor do Distrital. É minha opinião que qualquer uma das 3 equipas mais fortes do campeonato deste ano seria um justo vencedor, por aquilo que mostraram ao longo do ano e na fase final.
Houve alguém que referiu apenas que o domínio não foi claro (eu diria mesmo que o equilíbrio dominou, no distrital desta ano - e ainda bem). Basta ver que o Ginásio venceu o Clube PT na 1ª fase e o Olivais, embora perdendo os 4 jogos que realizou com a PT perdeu apenas um por mais de 4 pontos.
Ninguém pode estar satisfeito com o facto de Coimbra não ter vagas no C. Nacional, mas podia a Associação ter feito qualquer coisa mais para assegurar que o Distrital tivesse pelo menos 6 equipas (fosse uma equipa B, ou outra solução a discutir com os clubes), de modo a aproveitar a vaga na Taça Nacional a que o 2º classificado não teve acesso, por causa da falta de equipas a participar no campeonato. Olhando para os resultados na Taça Nacional, se calhar a perda de um lugar teria sido compensada com a conquista de outro, ficando (na próxima época) tudo como este ano. A reflectir.
Inacreditável. A culpa é sempre dos árbitros (menos quando ganhamos) E ainda dizem defender o desporto. Uma afirmação como "Os arbitros das outras Associações defedem os seus Clubes e estão a borrifar-se se são caseiros ou não,o que interessa é meter mais equipas nos Nacionais" é simplesmente vergonhosa! Está a dizer que a ABC deve fazer isto? Desporto? Pois, percebo...
Pois dá pra perceber que percebe!
Ainda bem que há quem perceba o que ninguém consegue perceber...
Depois de ler todos estes comentários coloco a pergunta que ainda ninguém colocU: como é que a PT queria ser competitiva no nacional se na época passada andou a fazer treinos com 30 jogadores? O treinador tem noção de que desta forma não consegue preparar uma equipa (e os jogadores) para mais altos voos? Se tem porque é que compactuou com o que a direcção moura lhe propôs?
bom dia
Continuem a postar que o guiness book espera-vos. tenho pena e que a cerveja do mesmo nome não patrocine e ofereça um barril por cada comentario anónimo.
claro que enviei anónimo e sempre a somar....
" "voltando à equipa de sub-18, não tem de ser criticada uma vez que estava no nacional com todo o merito , uma vez que era de longe a melhor equipa do distrito..."
QUE LOL..quem viu a fase final sabe bem que isto nao é de longe verdade, vale a estrutura fisica de alguns atletas e a tecnica de um!"
Ora bem este comentário foi escrito por um jovem , pois nenhum adulto iria começar por dizer QUE LOL, logo fica-se a entender que foi um atleta dos olivais.
Isto mostra que têm dor de cotovelos da equipa da PT, dos jogadores.... e vêm para aqui mandar papaias a tentar desvalorizar os jogadores da PT dizendo que só têm estatura!!
Isto é inédito!!
Ora bem , eu assisti aos jogos da PT-olivais e vice versa, e posso muito bem dizer que a equipa da PT sub-18 masculinos e muito mas muito de longe melhor!!
Começando pelo numero 15, 14 e 4 onde dois destes jogadores tem uma boa estatura e o outro é base.
Mas ambos são bons atiradores e penetradores, o que nos leva a concluir que tecnica devem ter, nem que seja de lançamento.
Depois têm um poste que se não me engano é o 13 com elevada estatura e com boa técnica! depois têm o jogador muito lutador mas também com muita técnica o numero 12 , depois têm o resto da equipa com outros bons jogadores com tecnica e estatura.
Que análise profunda. Que LOL. São muito bons nem precisam da ajuda dos árbitros como toda a gente consegue ver. Que LOL. Quero o meu barril de cerveja
Boa demonstração de conhecimentos...Quem diz que conhece os jogadores e os avalia pelos números...
Quanto à dor de cotovelo só uma coisa a dizer...QUE LOL
Enviar um comentário