.

quarta-feira, junho 16, 2010

Escrito por João Henriques


BASQUETEBOL
Câmara de Coimbra exige à PT

construção e um novo pavilhão


Encarnação deixou garantia na reunião quinzenal do executivo municipal

Os utilizadores do Pavilhão da Portugal Telecom (PT), na Rua General Humberto Delgado, já foram informados, por responsáveis da PT, que têm de desocupar o espaço até 30 de Junho, com o propósito de a empresa proceder à sua alienação. O assunto foi levantado por Carlos Cidade na reunião de anteontem do executivo camarário. «São 150 crianças e jovens no minibasquete e no basquetebol», lembrou o vereador do PS, antes de querer saber qual o «fim específico destinado para o terreno do pavilhão».

«Fala-se que é para vender e ali instalar uma unidade industrial. A Câmara de Coimbra tem de intervir», prosseguiu Cidade, que não viu as suas perguntas respondidas por Luís Providência, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, que esteve ausente da reunião quinzenal. Cidade lamentou a ausência e recordou que Providência «tinha sugerido uma solução, apresentando até um projecto para um pavilhão alternativo para a zona dos bombeiros no Vale das Flores».

Foi, então, que Carlos Encarnação “entrou” na conversa. O presidente da autarquia informou ter tido uma reunião com Rui Pedro Soares e Paulo Penedos, antigos administrador executivo e assessor jurídico da PT, respectivamente, em que, além dele próprio, também estiveram o vice-presidente João Paulo Barbosa de Melo e o vereador Luís Providência, para encontrar alternativas ao Pavilhão da PT. «Propuseram a construção de um novo pavilhão para a PT», avançou o autarca.

Segundo Encarnação, «a Câmara começou aí a procurar um terreno», assegurando que só concordariam com a alienação do Pavilhão da PT «se fosse encontrada uma alternativa». «Estes dois senhores saíram da PT. Depois, fomos contactados por duas senhoras que os substituíram, que nos disseram que “esses senhores já não riscam nada” e não pode ser assim», lamentou o presidente da autarquia, revelando que a autarquia está disponível para pagar a utilização de um pavilhão «até o outro estar pronto».

«A Câmara só autorizará a utilização alternativa do terreno se houver alternativa para o pavilhão», garantiu Carlos Encarnação, perante a insistência do vereador socialista, que disse ter estado com responsáveis do Clube PT que lhe garantiram não ter qualquer tipo de garantias. Através da Federação Portuguesa de Basquetebol, o anunciado despejo já foi comunicado às mais importantes entidades do desporto nacional, estando os pais e os atletas a estudar alternativas, incluindo a entrega de um abaixo-assinado na Câmara, para não “deixar morrer” o assunto.

Sem comentários: